Maioria das empresas eleva o lucro com uso da IA, afirma KPMG
As tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) estão ajudando empresas a melhorar os seus resultados financeiros. Essa é uma das conclusões de um relatório global da consultoria KPMG referente a 2023 e 2024. De acordo com o levantamento, que tem um recorte sobre o Brasil, 87% das organizações, em média, conseguiram utilizar a IA para aumentar os lucros nos últimos 24 meses.
A pesquisa “Global Tech Report 2024” entrevistou 2.450 profissionais de tecnologia de 26 países, sendo 150 brasileiros de empresas de grande porte com receita superior a US$ 100 milhões.
Entre as categorias tecnológicas pesquisadas no período, houve uma alta de 25 pontos percentuais, ano a ano, no número de executivos que afirmam que esses sistemas tiveram impacto positivo na lucratividade de suas empresas.
As tecnologias usadas para transformação digital e que tiveram maior impacto nos resultados foram dados e análises, com 66% de impacto em 2023 e 89% em 2024; IA e automação, incluindo IA generativa, com 63% e 88%, respectivamente. A lista inclui software como serviço (XaaS, na sigla em inglês), nuvem pública ou ‘multicloud’, cibersegurança, programação com pouco ou nenhum uso de código (‘low code’ ou ‘no code’) e aplicações de realidade virtual, aumentada e estendida, incluindo metaverso e computação espacial.
De acordo com o relatório, a rentabilidade adicional obtida com a transformação é encorajadora, mas os grupos buscam mais que isso. Os executivos pretendem acelerar uma variedade de objetivos estratégicos, incluindo responsabilidade em sustentabilidade e melhoria da experiência do cliente, conforme indicaram na pesquisa… saiba mais em Valor Econômico 27/12/2024