Mercado brasileiro de ‘data centers’ está atraindo investidores estrangeiros
Investidores estrangeiros, incluindo grandes fundos globais, estão participando ativamente de processos para a compra de centros de dados no país. Há crescente demanda por infraestrutura de dados combinada a uma intenção de diversificação de investimentos. O Brasil, que tem disponibilidade de energia para operar “data centers”, está na mira desses investidores, em operações bilionárias que já estão começando a sair do papel. O setor cresce a uma taxa de dois dígitos por ano.
A Scala Data Center, por exemplo, que já possui investidores estrangeiros como Rosewood Capital e Banco Mundial, recebeu neste ano investimentos de US$ 500 milhões, com aportes da gestora americana Coatue Tactical Solutions e do fundo de pensão canadense Imco, recursos que serão utilizados para acelerar a expansão da empresa.
Há também um movimento de venda de empresas, aproveitando o interesse dos investidores globais. Recentemente, por exemplo, a Scala contratou o Deutsche Bank para estruturar sua venda, apurou o Valor. Já a Ascenty não lançou processo de venda formal, mas a Brookfield, sua acionista, está sondando o mercado, disse um interlocutor… leia mais em Valor Econômico 12/12/2024