Método de brasileiro em Harvard quer evitar efeito Kodak ou Blockbuster
Nenhuma empresa quer ser a próxima Kodak, Blockbuster ou Blackberry. Para uma companhia grande envolta em muitas frentes, não é fácil enxergar o trem da inovação que pode destruir um negócio estabelecido. Um método criado por um brasileiro professor da Harvard Business School promete ajudar as grandes empresas a se blindarem das ameaças de startups desconhecidas: o desacoplamento do negócio — ou “decoupling”.
“Todas as startups fazem isso. Elas desacoplam a cadeia de valor de uma grande empresa e criam uma organização mais enxuta, focando em uma ou duas coisas”, explica Thales Teixeira, especialista em marketing, autor de livros sobre negócios e inovação, e fundador da Decoupling, onsultoria especializada em transformação e disrupção digitais.
Há inúmeros exemplos desse tipo de desacoplamento. Em automóveis, o foco da Tesla em veículos elétricos colocou a empresa à frente das montadoras tradicionais. A obsessão de Jeff Bezos com uma experiência de compra digital confortável colocou a Amazon à frente de livrarias e supermercados, que ainda hoje lutam para se digitalizar. E, no Brasil, o serviço financeiro ganhou um novo gigante com a entrada do Nubank em crédito rápido e fácil para dezenas de milhões de pessoas.
O método do brasileiro trata de basicamente dois pontos, conhecidas do mercado hoje – e que ele empacotou e batizou para uma referência prática. É a combinado de uso de tecnologia e foco no cliente. Em todas essas empresa, que começaram como uma startup, a palavra-chave é “experiência do cliente” e, então, os executivos pensam como utilizar a tecnologia para entender como buscar resultados e ser mais eficientes, diz Thales.
Na visão do consultor, essa é justamente a parte que pode ser deixada de lado por empresários das empresas dominantes que estão obcecados em derrotar uma adversária do mesmo porte. “Essas startups são empresas altamente especializadas que surgiram com o único intuito de fazer melhor que as empresas tradicionais”, diz.
O método decoupling foi desenvolvido quando Thales estava lecionando em Harvard, instituição onde se especializou em economia da atenção e disrupções digitais durante dez anos, concluídos em 2019. .. leia mais em Pipeline 02/03/2025