A Microsoft planeja gastar US$ 80 bilhões de dólares para expandir a infraestrutura de centros de dados de inteligência artificial em seu ano fiscal atual. As dezenas de bilhões da Microsoft são mais um sinal de impulso em torno de um forte aumento nos gastos com centros de dados de IA.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, escreveu em uma postagem no blog na sexta-feira que a empresa planeja investir na construção de centros de dados habilitados para IA que treinem modelos e executem aplicativos de IA globalmente, com mais da metade dos investimentos sendo feitos nos EUA. O ano fiscal de 2025 da empresa abrange os 12 meses que terminam em junho de 2025.

No trimestre encerrado em setembro, a Microsoft gastou US$ 20 bilhões em despesas de capital, incluindo arrendamentos financeiros – um aumento de 79% em relação ao ano anterior. Na ocasião, a Microsoft disse que esperava que as despesas de capital aumentassem sequencialmente no trimestre de dezembro devido à crescente demanda por serviços de nuvem e IA. As despesas de capital incluem investimentos para construir infraestrutura de centros de dados, entre outros investimentos… saiba mais em Valor Investe 05/01/2025