Na Ambipar, desafio não é só ESG: endividamento bilionário também preocupa
No momento em que o mercado financeiro discute seu relacionamento com o mundo ESG, a maior empresa brasileira do setor de gestão ambiental também vive uma crise de confiança entre investidores. A Ambipar passou de sensação da bolsa logo após o IPO para a condição de uma estrela cadente, alvo de muitos questionamentos.
A Ambipar á uma empresa única, praticamente sem concorrentes. Ela tem diferentes atividades relacionadas com questões ambientais, como gestão de crises, tratamento de água e de efluentes, além de fabricação de embalagens com material reciclado. Foi justamente essa pegada mais ecológica que colocou a companhia no radar do mercado e abriu o caminho para o IPO. Desde que teve suas ações listadas na B3, a empresa cresceu muito: entre julho de 2020 até início de 2023, a holding fez 43 aquisições, sendo 32 concentradas em 2022.
Mas foi justamente essa expansão acelerada que acabou virando uma preocupação para os acionistas – e até afastou muitos deles. A companhia inchou, se endividou e, na visão dos analistas, não entregou o resultado esperado… saiba mais em InvestNews 21/03/2025