A NVIDIA tem sido a companhia que mais se beneficia do hype com IA até o momento, conquistando rendimentos recordistas nos últimos tempos. Assim, a empresa quer aproveitar esse intenso fluxo de caixa para conquistar novos talentos por meio de fusões ou aquisições de outras empresas.

Quem falou sobre o assunto foi Colette Kress, CFO da NVIDIA, durante uma conferência de tecnologia que acontece nesta semana. “Nós podemos pensar nisso em termos do nosso trabalho, de trazer grandes times na forma de M&A (fusões e aquisições) que eles podem ser adicionados”, disse Kress. “É uma grande oportunidade para fazermos, e vamos continuar a trabalhar também nessa área”.

A NVDIA já tem um histórico de buscar a criação de novos produtos ou procurar se estender para mais áreas do mercado por meio de aquisições. Mellanox, Icera, Portal Player, Ageia, Mediaq, 3DFX são apenas alguns exemplos de empresas que a dona das GeForce comprou ao longo dos anos. A companhia, que começou como fabricante de placas de vídeo, agora tira seu maior rendimento do segmento de servidores e data centers.

“Então isso nos leva a pensar sobre novos tipos de modelos de negócios que podemos querer acrescentar e focar em novas áreas de IA, e o suporte que podemos fazer”, acrescentou a executiva. “Não apenas para, vamos dizer, fazer nosso software, mas também fazer sistemas completos para os outros, que vamos investir depois que determinarmos esses tipos de investimento.”
Quais talentos a NVIDIA busca no momento?

A CFO da NVIDIA infelizmente não oferece detalhe algum ou indica quais tipos de talentos a empresa pretende buscar em suas próximas aquisições. Há algum tempo aparecem rumores de que a companhia estaria buscando entrar no segmento de CPUs, trabalhando com a MediaTek para isso. A busca de novos talentos na área, então, seria uma aposta coerente.

Um fato que ajuda a especular neste sentido é que a NVIDIA já chegou a tentar fazer uma aquisição neste sentido. O que poderia ter sido a maior compra de sua história, inclusive. Evidentemente, trata-se da tentativa de se tornar dona da Arm, impedida por medidas regulatórias de autoridades doleia mais em Adrenaline 04/12/2024