O desafio de investir em IA
Na última quinta-feira tive o privilégio de mediar o painel “O Desafio de Investir em IA” do GenAI Festival, promovido pelo Distrito.
Em uma conversa aberta e franca, Marcelo Lima, da monashees, Maria Tereza Azevedo, do Softbank Latin America Fund, e o Leonardo Santos, do recém lançado VC/AI, colocaram suas experiências e impressões deste mercado.
Deixo alguns aprendizados desta conversa por aqui…
- Além do hype, todos entendem que AI é um tecnologia capaz de promover um grande mudança de produtividade nas pessoas e nas empresas;
- Assim como qualquer outra tecnologia, o valor da AI é resolver um problema relevante. Caso contrário, cairá em desuso.
- A tecnologia e o empreendedorismo está cada vez mais democrático. O custo e velocidade de criação de novas empresas e validação de hipóteses nunca esteve tão baixo. Se por um lado é uma excelente notícia para quem quer empreender, por outro será uma competição cada vez maior.
- Os unicórnios e scaleups (empresas nativas digitais) que foram forjados antes de AI tem um desafio enorme de redesign de negócios, assim como os incumbentes. Novos players/startups já estão criando produtos e experiências baseados em AI que irão mudar completamente o cenário de competição.
- Em (muito) breve, não existirão startups que não usam AI em seus produtos. Portanto, AI não é um diferencial no pitch deck. É fundamental encontrar o ângulo em que a AI irá criar um diferencial competitivo robusto.
- Os fundos estão cada vez mais criteriosos nas conversas com founders. É preciso ter conhecimento técnico para ser capaz de defender seu produto.
- Os fundos que atuam em LATAM tem a consciência da diferença entre AI Core e Aplicações de AI em startups da região. Ser uma startup de “Aplicação de AI” não é um problema para receber um investimento – desde que resolva um problema relevante e que tenha diferenciais competitivos robustos. Uso de dados privados proprietários para enriquecer modelos já existentes pode ser um caminho interessante.
Boa parte dos recursos dos fundos de venture capital já estão sendo direcionados para startups de AI. Não adianta lutar contra a maré... Por Gustavo Gierun Leia mais em Linkedin 10/12/2024