Ao longo dos últimos anos, o ecossistema de empreendedorismo viveu um crescimento sem precedentes na América Latina por conta dos aportes bilionários de fundos de venture capital em startups.

Em 2021, os aportes em startups atingiram US$ 18,5 bilhões na América Latina, segundo dados da Sling Hub. Mas, no passado, tiveram uma queda de 34% na região. No Brasil, o tombo foi ainda maior: 50%. Uma ressaca?

Para Romero Rodrigues, managing partner da Headline, fundo que captou R$ 916 milhões no ano passado, o que aconteceu foi uma exuberância que trouxe diversas distorções ao mercado. Agora, o ciclo volta ao seu fluxo.

“O ponto que estava fora da curva foi 2021 e o começo de 2022. Houve uma exuberância”, afirma Rodrigues. “E, quando o pêndulo vai muito para um lado, ele volta para o outro. Esse é novo normal, ou seja, o velho normal.”

“O novo normal é o velho normal” diz Romero Rodrigues da Headline

De acordo com Rodrigues, vai ocorrer uma retomada de investimentos ao longo deste ano com valuations mais saudáveis. Acredito que voltamos para empresas que são eficientes em capital, que usam pouco capex, baseadas em bit e byte e não em átomo. São empresas mais de software e que tem margem de contribuição que fazem sentindo”… leia mais em NeoFeed 29/03/2023