A empresa de equipamentos e serviços offshore para óleo e gás Ocyan, antiga Odebrecht Óleo e Gás, vai passar por uma reestruturação, com a separação do negócio de perfuração em uma nova empresa denominada DrillCo.

O quadro de acionistas da nova empresa será formado pelos detentores da dívida lastreada nos ativos de perfuração, além da Ocyan, e do corpo executivo da nova companhia. A DrillCo vai herdar todas as cinco sondas de perfuração da Ocyan.

A Ocyan seguirá com as atividades na área de produção, construção submarina, manutenção e serviços offshore e uma participação minoritária na nova empresa de perfuração.

Ocyan separa negócio de perfuração

O rearranjo acontece no contexto da reestruturação da dívida financeira desta unidade do negócio de perfuração. O processo é viabilizado por um processo de recuperação extrajudicial (RE) sob acordo junto à maioria dos detentores dos títulos da dívida.

O processo foi protocolado na segunda-feira, 12, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) por subsidiárias de perfuração da Ocyan.

Segundo a Ocyan, os credores irão converter a dívida em capital e aportar US$ 197 milhões para novos investimentos e demais desembolsos com a operação. A Ocyan vai contribuir com parte do corpo executivo e técnico.

Após a homologação no Brasil, o plano de RE será apresentado na corte de Nova York sob o regime do “Chapter 15” do U.S. Bankruptcy Code, para o reconhecimento dos efeitos nos EUA… leia mais em Isto é Dinheiro 14/12/2022