A empresa paulistana Partage está no meio de um intenso ciclo de investimentos, com a compra de dois shoppings feitas no ano passado e duas inaugurações programadas pela frente, em movimentos de mais de R$ 1 bilhão. Entretanto, os aportes podem ganhar um pouco mais de corpo. Neste momento, a companhia está avaliando novas aquisições. A estratégia dentro do grupo é bastante clara: comprar e consolidar o setor, afirma o diretor Comercial e de Novos Negócios, Adriano Capobianco, em entrevista à Coluna.

A Partage é a empresa imobiliária da família Dellape Baptista, uma das fundadoras da farmacêutica Aché. A empresa nasceu em 1997 voltada para a construção e aquisição de prédios de escritórios de alto padrão no eixo da Faria Lima. Ela é, por exemplo, uma das donas do B32 (o prédio com a escultura de baleia na frente) e do Plaza Iguatemi (que fica em frente ao shoppings e cujos aluguéis estão entre os mais altos da região), entre outros imóveis.

A entrada no setor de shoppings aconteceu em 2010. De lá para cá, tornou-se uma das dez maiores do País, com 12 unidades em operação em cidades como Natal (RN), Cuiabá (MT), Betim (MG) e Campina Grande (PB), que totalizam 455 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). Em breve estará também em Brasília e São Paulo, onde tem inaugurações programadas para 2024 e 2026, respectivamente.

Capobianco diz que a Partage está atenta às oportunidades de negócios e que pode fechar uma nova transação ainda neste ano, a depender do andamento das conversas. Os juros altos dificultam as negociações, mas a consolidação é algo inevitável no curto a longo prazo, pondera.

Primeiro porque o setor é altamente pulverizado. Existem mais de 600 shoppings no País, enquanto os grandes grupos possuem menos de 25% desse total. Além disso, há cada vez menos oportunidades de se … saiba mais em Estadão 28/05/2023