A maioria das companhias aéreas ainda evita investir em startups, mas quando o fazem, apostam principalmente em sustentabilidade e inteligência artificial (IA). É o que revela um novo relatório do Lufthansa Innovation Hub (LIH), que analisou os investimentos do setor em inovação.

Segundo o estudo, apenas 7% das 340 companhias aéreas comercialmente relevantes e associadas à International Air Transport Association (IATA) já investiram em startups. Entre elas, estão nomes como United Airlines, JetBlue e KLM, que priorizam startups focadas em soluções sustentáveis e avanços em IA.

“Sustentabilidade e IA não são mais temas de inovação ‘desejáveis’ — são prioridades estratégicas que definirão a vantagem competitiva nos próximos anos”, destaca o relatório do LIH.

“As companhias que apostam continuamente nesses segmentos ganharão uma vantagem significativa à medida que essas tendências amadurecem e geram retorno comercial”, inclui o documento.
Sustentabilidade domina investimentos aéreos

O levantamento revela que, em 2024, 55% dos investimentos das companhias aéreas em startups foram direcionados à sustentabilidade no setor da aviação. O estudo ressalta que essa tendência não é nova, pois em 2023, 50% das startups apoiadas pelo setor também estavam no segmento de tecnologia climática.

Apesar do crescente interesse em soluções sustentáveis, o relatório alerta para uma possível mudança de foco por parte de executivos do setor, que podem priorizar desafios imediatos ao invés de investimentos de longo prazo.
Inteligência Artificial cresce como segunda prioridade

Além da sustentabilidade, a IA tem sido um dos maiores focos de investimentos do setor. Em 2024, 22% dos investimentos de companhias aéreas em startups foram direcionados a inteligência artificial e aprendizado de máquina, representando um aumento de 18% em relação a 2023.

Segundo o LIH, esse movimento é “nada surpreendente”, uma vez que a revolução da IA generativa nos últimos dois anos impulsionou o interesse global por soluções baseadas nessa tecnologia. Para as companhias aéreas, a IA tem um impacto direto e imediato, otimizando operações, reduzindo custos e aumentando a eficiência…. leia mais em Travel Tech Hub 07/03/2025