Primeira M&A Tech do Brasil pretende transformar o mercado de fusões e aquisições com automação e inteligência artificial
O processo de fusões e aquisições (M&A) tradicionalmente exige meses de análise, coleta de dados e negociação, tornando-se um desafio para empresas que buscam rapidez e precisão nas transações. A Accordia, empresa especializada em tecnologia para M&A, apresentou alternativas para mudar esse cenário ao automatizar etapas críticas do processo por meio de inteligência artificial. A solução desenvolvida pela empresa reduz o tempo necessário para estruturação financeira e due diligence, proporcionando avaliações mais ágeis e estratégicas.
A plataforma emprega tecnologia de ponta em toda a operação, incluindo API para coleta automatizada e em tempo real de dados contábeis e financeiros, Reverse ETL para extrair dados do data lake e enviá-los a ferramentas e dashboards que simplificam análises financeiras, além de algoritmos de IA para projeções financeiras e previsão de insolvência. Utiliza também Ensemble Learning e Machine Learning na detecção de fraudes em balanços, mitigando riscos das operações.
Atualmente, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades na preparação de informações financeiras, dependendo de processos manuais que podem levar semanas ou até meses. Accordia, fez com que coleta de dados contábeis e financeiros automatizada, permitisse a geração de projeções e avaliações em tempo real. “Nossa plataforma permite que empresas e assessorias reduzam em até 70% o tempo gasto na estruturação e análise de dados, garantindo maior eficiência e segurança nas decisões”, afirma Franklin Tomich, fundador da Accordia.
Além da redução do tempo de processamento, a automação diminui a incidência de erros manuais e inconsistências nos cálculos, um fator crítico em negociações de M&A. O uso de inteligência artificial possibilita ainda a identificação de padrões financeiros, detecção de riscos e otimização dos valores apresentados, facilitando a comunicação entre compradores e vendedores. “No mercado de M&A, tempo e informação de qualidade fazem toda a diferença. Com nossa tecnologia, as empresas conseguem estruturar operações de forma mais assertiva e com menor exposição a riscos”, complementa Tomich.
A digitalização e automação desses processos representam uma melhoria para o setor, permitindo que assessores financeiros e empresas foquem na negociação estratégica, em vez de gastar tempo em tarefas operacionais.
Com informação da Mention 11/04/2025