Questões de ESG em processos de M&A
Nos últimos anos, houve um aumento significativo na desistência de aquisições empresariais devido a problemas detectados durante a auditoria dos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Essa tendência ressalta a crescente importância do risco reputacional e das expectativas dos compradores e seus investidores relação à empresa a ser adquirida.
Uma pesquisa recente conduzida pela Deloitte com líderes de M&A de empresas e fundos de private equity revelou que mais de 70% dos entrevistados desistiram de aquisições devido a preocupações relacionadas ao ESG identificadas na auditoria.
Essa tendência é particularmente notável entre bancos e instituições financeiras. Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria dos compradores está disposta a pagar um preço maior por empresas com políticas sólidas nessas áreas.
Isso reflete uma mudança fundamental na mentalidade dos investidores, que agora reconhecem que a sustentabilidade não é apenas uma questão ética, mas também uma estratégia de longo prazo para o sucesso dos negócios… leia mais em Valor Econômico 30/08/2024