Diversos fundos estão dispostos a investir em empresas dos mais diferentes portes e fases de crescimento, o venture capital e o privaty equity são os mais conhecidos. No entanto, existe uma alternativa que vem ganhando destaque no Brasil nos últimos anos: o Search Funds.

Esse é um nicho de mercado promissor, também conhecido como Empreendedorismo por Aquisição, que vem se consolidando e apresenta expectativa de crescimento de 56% até 2026 na América Latina – de acordo com o estudo Latin America Search Fund Study, realizado pela FGVcenn, em parceria com a Grant Thornton Brasil e a IE University.

Search Funds: modalidade de empreendedorismo por aquisição se consolida no Brasil

Conheça os Search Funds

Nesta modalidade de empreendedorismo, ao invés de iniciar uma startup ou empresa do zero, os potenciais empreendedores adquirem uma empresa de pequeno ou médio porte já existente com o apoio de investidores e a fazem crescer com a adoção de uma gestão empreendedora, misturando empreendedorismo com Private Equity.

Também conhecidos como Search Funds, por conta do veículo de investimento constituído na hora de adquirir a empresa alvo, a prática já está presente na região há 20 anos, mas tem crescido significativamente desde 2016. O primeiro Search Fund a ser levantado e ter um ciclo de vida completo na América Latina foi o Altos Andes, fundado por Luis Felipe Lehuedé Grob em Santiago do Chile. Começou a operar em 2003 e, em um ano, adquiriu a Glasstech, fabricante de cristais, vendida em 2009. Algumas outras tentativas aconteceram também no Brasil, mas acabaram resultando em Club Deals.

Dos 211 Search Funds tradicionais estabelecidos mundialmente fora dos Estados Unidos e Canadá até o momento, 82 tiveram lugar na América Latina (39%), sendo 37 no México, 24 no Brasil e outros 21 na Colômbia, Chile, República Dominicana, Argentina, Guatemala, Peru e Paraguai (Kolarova, Kelly, Simon e Johnson, IESE, 2022). Se arredondarmos os dados, a Europa representava, em 2022, aproximadamente 50% do mercado internacional de Search Funds, seguida de perto pela América Latina representando aproximadamente 40%, com o resto do mundo representando apenas 10%. Se consideramos somente as economias em desenvolvimento, os Search Funds tradicionais da América Latina representavam 86% do total no mundo.

Na América Latina a indústria teve uma taxa de crescimento agregada composta (CAGR) de 39% ao ano de 2009 a 2021. Com base em evidências estatísticas, este estudo prevê que o número de Search Funds na América Latina continuará crescendo em ritmo acelerado e tem 95% de confiança que o mercado crescerá pelo menos mais 56% entre 2022 a 2026.

Desafios para o desenvolvimento dessa modalidade

“Burocracia”, “falta de acesso a capital local para aquisições” e “volatilidade da taxa de câmbio” foram os três obstáculos mais citados contra o desenvolvimento do Empreendedorismo por Aquisição na região, enquanto “crescimento de mercado no longo prazo”, “espaço para aumento de produtividade” e “espaço para cópia de soluções de mercados desenvolvidos” foram as três principais oportunidades mais citadas para de criação de valor nas empresas adquiridas via Search Funds na América Latina.

O perfil dos “searchers” latinoamericanos

Até 2022, a grande maioria dos empreendedores por aquisição e seus investidores na América Latina eram homens (mais de 90%). Em média, os empreendedores tinham 36 anos de idade, enquanto seus investidores tinham 44 anos. Mexicanos e brasileiros foram as nacionalidades mais representadas entre os empreendedores (75% do total), enquanto americanos, brasileiros e mexicanos representaram as nacionalidades mais representadas entre os investidores (65% do total).

Em termos de nível educacional e desempenho em testes, 88% dos empreendedores por aquisição na América Latina tinham MBA ou mestrado, com média GMAT de 692. Da mesma forma, 85% dos investidores tinham MBA, mestrado ou doutorado, com média GMAT de 683. A diversidade em termos de experiência profissional foi maior entre os empreendedores: 74% deles tinham experiência profissional em Private Equity (16%), Empreendedorismo (15%), Investment Banking ou Finanças (15%), Administração Geral (14%) ou Consultoria de Gestão (14%). Dentro dos investidores, o Private Equity representou 23% do total de antecedentes profissionais da amostra, seguido por Investment Banking ou Finanças (15%) e Empreendedorismo (14%).

Como a Grant Thornton Brasil pode auxiliar no Search Funds?

Temos total aderência às demandas na jornada dos Search Funds, atendendo desde as etapas de análise e prospecção da empresa investida, até a profissionalização, crescimento e potencial evento de liquidez.

Nosso time de Strategy & Transactions possui alta qualificação para assessorar nas diversas etapas das transações, tais como: due diligence, apoio em negociações, valuation, laudos societários, etapas de integração (PMI), gestão de ativos e na estruturação de transações junto ao mercado de capitais – como IPO e dívidas. Com uma equipe multidisciplinar local e integrada à rede global, estamos prontos e à disposição dos empreendedores dos Search Funds e seus parceiros para auxiliar com maior eficiência, excelência e transparência em suas estratégias, processos e operações… leia mais em Grant Thornton 29/03/2023