No relatório “Contribuição do Venture Capital para Floresta e Clima” , encomendado pela gestora de investimento em impacto KPTL para a consultoria Impacta, identificou 1829 startups de impacto no Brasil, sendo 1466 focadas na temática de Floresta e Clima. Apenas 10% dos negócios investidos por venture capital mapeados pelo estudo são negócios florestais, com foco em reflorestamento e restauração.

Em um primeiro momento, a Impacta sistematizaram mais de 30 relatórios sobre as temáticas de análise. Depois, foram feitas 17 entrevistas com 15 instituições, incluindo a própria KPTL. A partir daí, foram mapeados os dados, considerando a perspectiva das gestoras, fundos e startups.

O venture capital é uma modalidade de investimento que compra participação em empresas que estão em estágio inicial e médio de crescimento. É uma área que demanda altos investimentos iniciais e capital paciente, uma vez que os retornos só vêm no longo prazo. Essas características, adicionadas aos riscos ambientais e de mercado, dificultam a atração de capital. Essas soluções frequentemente demandam altos investimentos iniciais e apresentam prazos de retorno mais longos, além de riscos ambientais e de mercado, o que dificulta a atração de capital… leia mais em Valor Econômico 26/12/2024