Startups de ‘carros voadores’ enfrentam dificuldades financeiras, e setor passa por consolidação
Uma das apostas do setor aéreo para reduzir suas emissões de carbono, o segmento de “carros voadores” dá sinais de que entrou em fase de consolidação. Sem recursos para dar continuidade a seus projetos bilionários, startups que vinham desenvolvendo eVTOLs (sigla em inglês para veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, como são chamadas oficialmente as aeronaves) tiveram de abrir processo por insolvência ou solicitar proteção da Justiça contra credores.
“Estamos testemunhando um certo grau de consolidação, no qual apenas um pequeno número de empresas realmente críveis permanece no mercado”, diz o diretor de tecnologia da inglesa Vertical Aerospace, Michael Cervenka. No ano passado, a própria Vertical precisou levantar recursos no mercado para afastar uma crise de liquidez e seu fundador, Stephen Fitzpatrick, acabou cedendo o controle da companhia para garantir o resgate financeiro.
Há quatro anos, a Vertical e outras empresas do segmento atraíram bilhões de dólares com a promessa de revolucionar o transporte aéreo ao produzir aeronaves com .. leia mais em Estadāo 06/02/2025