Existem duas abordagens comuns para a Tese de Investimento: uma abordagem específica do negócio e outra que considera um programa de múltiplas aquisições. Com esse enfoque a consultoria Midaxo, software M&A de análises e integração de clientes, discorre sobre os méritos e ferramentas que podem ajudar nesse aspecto crucial de M&A.

Introdução:

O foco nos resultados em fusões e aquisições e negócios corporativos destaca a importância de uma tese de negócio robusta, também conhecida como tese de investimento. Como diz o ditado: para maximizar o potencial, “comece com o fim em mente”. Então, como alguém desenvolve uma tese de negócio eficaz? Existem duas abordagens comuns: uma abordagem específica do negócio e outra que considera um programa de múltiplas aquisições. Abaixo, definimos o que torna uma tese de negócio concreta, comparamos os méritos de uma única tese de negócio e uma projetada para um programa de múltiplas aquisições e identificamos como certas ferramentas podem ajudar nesse aspecto crucial de M&A e no processo de negociação corporativa em geral.

O que é uma tese de acordo?

Uma tese de acordo em desenvolvimento corporativos  e fusões e aquisições avalia e fala sobre o valor de uma aquisição em relação a objetivos claros e referências definidas pelo comprador. Um alvo pode oferecer coisas diferentes para diferentes compradores em potencial. O comprador certo para um alvo deve estar confiante de que sua tese de negócio suporta a extração e, por sua vez, a entrega do maior valor.

Midaxo

Tese do negócio: negócio único versus programa abrangente de fusões e aquisições

Um único negócio ou tese específica do negócio é único e se concentra em um único alvo de aquisição, com o objetivo de identificar os potenciais benefícios e riscos dessa transação. Essa abordagem é frequentemente usada por compradores estratégicos, que procuram adquirir uma empresa que os ajudará a atingir objetivos de negócios específicos, como acesso a novos mercados ou tecnologia, ou trazer um concorrente importante sob sua influência.

Em contraste, uma tese para um programa abrangente de fusões e aquisições de múltiplas aquisições é normalmente usada por empresas de plataforma apoiadas por private equity, adquirentes em série ou negociadores com estratégias de roll-up. Essas empresas costumam ter uma tese de investimento predefinida que orienta sua estratégia de aquisição, como o foco em determinados setores ou regiões geográficas. Muitas vezes, o objetivo dessa abordagem é construir um portfólio de empresas que possam ser integradas e gerenciadas como uma única entidade, com o objetivo de gerar valor por meio de sinergias de custos e melhorias operacionais.

Uma diferença fundamental entre essas duas abordagens é o nível de risco envolvido. Uma tese específica de negócio normalmente envolve um nível mais alto de risco, pois é focada em um único alvo de aquisição que pode não entregar os benefícios esperados. Dito isto, com uma única tese de negócio, sabe-se com bastante certeza o que impulsiona o valor após a transação. Por outro lado, uma tese para um programa de M&A de múltiplas aquisições normalmente envolve um perfil de risco mais diversificado, pois o portfólio de empresas pode ajudar a compensar os riscos associados a qualquer aquisição individual.

Outra diferença fundamental reside na repetibilidade inerente a um programa abrangente de M&A sob uma tese de negócio. À medida que cada negócio individual é concluído e os resultados reais são avaliados, uma equipe pode ajustar sua tese de programa de acordo, o que, por sua vez, aumenta a precisão geral da tese. Examinar esses vários negócios coletivamente é, portanto, mais valioso para futuras iniciativas de negócios, imitando a premissa comum de que 1+1+1 = 4. O impacto coletivo tem um benefício além de cada negócio individual, e esse é o valor real do programa de M&A. As empresas de private equity fazem isso muito bem por meio de plataformas de roll-up. Eles são capazes de ter teses de acordo com o padrão que são bem definidas com base na experiência e na criação de valor bem-sucedida.

Em suma, uma tese de negócio único versus uma tese para um programa abrangente de M&A (um fluxo de negócios) é a diferença entre operar as atividades de M&A em silos versus analisá-las coletivamente dentro de um programa definido, de modo que os aprendizados experimentais possam ser aproveitados para aumentar o sucesso futuro.

Em última análise, a decisão entre alavancar uma tese específica de negócio e uma tese para um programa de múltiplas aquisições dependerá das metas e objetivos específicos da empresa adquirente. Para compradores estratégicos, uma tese específica do negócio pode ser a melhor abordagem para atingir seus objetivos de negócios. Por outro lado, as empresas de plataforma lastreadas em private equity podem ser mais bem atendidas ao alavancar uma tese para um programa de múltiplas aquisições, pois essa abordagem pode ajudá-las a construir um portfólio de empresas que podem ser integradas e gerenciadas como uma única entidade.

Como posso criar uma tese de negócio realista?

A criação de uma tese de negócio realista e detalhada aumenta as oportunidades para maximizar a criação de valor por meio de fusões e aquisições. Para fazer isso, comece definindo sua estratégia e objetivos específicos e determinando como isso permitirá que você agregue o máximo valor ao alvo em foco. Quais são os seus drivers que fazem sua tese de negócio funcionar? Talvez seja um back-end eficiente ou um bom relacionamento com fornecedores. Especificamente, as teses mais precisas e valiosas, tanto individuais quanto para um programa de M&A, detalham:

  1. Sinergias cruzadas e de upsell – defina as taxas e preços específicos para produtos específicos em segmentos específicos em mercados específicos a serem alcançados com recursos específicos…seja específico!
  2. Sinergias de custo – defina quais sistemas de TI específicos e pessoal de suporte serão consolidados e/ou eliminados dentro de um prazo específico e com uma despesa específica.

Quais ferramentas são usadas para criar uma tese de negócio?

A Máquina de M&A — pessoas+processos+ferramentas — precisa de todos os cilindros funcionando para que o motor funcione com sucesso. O aproveitamento de uma ferramenta de ponta a ponta permite que os profissionais identifiquem, qualifiquem, lancem, ganhem e integrem alvos, mantendo o foco na tese do negócio. As ferramentas tradicionais, como o Excel, têm sérias desvantagens devido à inerente falta de colaboração e desafios de comunicação, combinados com a perda potencial de informações à medida que um negócio avança no pipeline.

A Midaxo inclusive é uma plataforma de negócios corporativos que capacita todos os envolvidos em um negócio a colaborar, refinar seu processo e focar na tese do negócio.

Conclusão:

Ter uma tese de negócio clara e entender por que você é o melhor comprador para um alvo específico são fundamentais para uma aquisição. É vital manter o foco na tese do negócio durante a devida diligência, integração e pós-integração, usando essa tese para criar ações tangíveis para capturar sinergias. Teses de negócios e plataformas de produtividade para negociações corporativas podem ajudar na criação de teses e garantir um foco elevado e sustentado na tese do negócio, permitindo que os compradores criem uma máquina de fusões e aquisições eficiente… leia mais em Midaxo 25/01/2023