A marca britânica de cosméticos The Body Shop irá fechar suas lojas no Brasil e encerrar as operações no país nos próximos dias, segundo apurou Época NEGÓCIOS. De acordo com informações do site da empresa, a marca tem ao menos 20 pontos de venda na Grande São Paulo.

Fundada em 1976 em Brighton, no Reino Unido, por Anita Roddick e seu marido, Gordon, a empresa tornou-se famosa por seus posicionamentos éticos – por exemplo, ser contrária à realização de testes em animais.

A marca foi comprada pela francesa de cosméticos L’Oréal, em 2006, e depois pela brasileira Natura, em 2017. Foi vendida pela Natura, em novembro de 2023, para a firma de private equity Aurelius, por um valor de 207 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 1,6 bilhão, na cotação atual).

A empresa entrou em um processo de insolvência do Reino Unido em fevereiro deste ano, e acabou sendo vendida para o fundo de investimento Aurea Holding, em julho. Ao longo do ano, a marca anunciou o fechamento de parte de suas operações no Canadá e o encerramento total das lojas nos EUA e na França.

A reportagem não conseguiu contato com o operador global da marca.

Confira comunicado na Natura sobre o futuro da marca The Body Shop no país.

“Desde a conclusão da venda global da The Body Shop, em janeiro de 2024, a Natura mantinha, por meio de um contrato de master franqueado, o direito de distribuir e licenciar a marca britânica no Brasil. Este contrato expirou em dezembro de 2024 e não foi renovado. Com isto, a Natura deixará de operar a marca The Body Shop no país. … leia mais em Época Negócios 27/12/2024