Um boi na linha: a disputa entre a cingapurense Plintron e a Surf Telecom
Sexta maior operadora de telefonia móvel do país, com 1,1 milhão de clientes, a Surf Telecom tem chamado a atenção do mercado nos últimos anos menos pelos resultados do que pela encarniçada disputa travada por dois de seus acionistas pelo controle da empresa.
A princípio restrito a uma corte arbitral brasileira, o conflito societário iniciado em julho de 2020 avançou também pelas esferas judicial e regulatória.
A Surf é uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), empresa que utiliza as redes de outras companhias para prestar serviços de telecomunicações.
De um lado da contenda está o Grupo Maresias, controlador da Surf, capitaneado pelo fundador da operadora, Yon Moreira. Veterano no setor de telecomunicações, Moreira foi presidente da Telefônica Cotação de Telefônica Empresas até 2001 e vice-presidente na Brasil Telecom. No polo oposto da controvérsia está um acionista minoritário: a provedora de serviços de telecomunicações Plintron. Com sede em Cingapura, a empresa tem mais de 170 milhões de clientes espalhados por 31 países… leia mais em Valor Econômico 10/09/2024