Vender uma startup em uma “aquisição-contratação” é mais lucrativo do que parece, dizem fundadores e VCs
Enquanto as melhores startups estão indo bem, mesmo neste difícil mercado de capital de risco, outras estão lutando para levantar novos fundos. Se não conseguem levantar e não se tornaram negócios autossustentáveis, sua melhor aposta é ser adquirida, mesmo que seja por uma fração de sua última avaliação. A alternativa seria ficar sem dinheiro e fechar.
Essas aquisições podem parecer uma grande decepção para fundadores e funcionários seniores. Eles sonhavam em construir uma empresa enorme e altamente valiosa que os tornaria ricos. Em vez disso, seu patrimônio pode valer pouco ou nada, eles podem ter que assumir um papel na empresa adquirente e podem até ter que se comprometer a trabalhar lá por um período de tempo para obter seu pagamento integral.
Mas vender nessas circunstâncias geralmente não é um resultado tão ruim para fundadores e funcionários-chave quanto parece inicialmente.
“Geralmente, quando empresas são adquiridas, isso é considerado um movimento descendente”, disse Nivas Ravichandran, um dos primeiros funcionários da Frilp, uma startup adquirida pela Freshworks em 2015. “Mas aquisições são uma grande oportunidade do ponto de vista financeiro. Se você entrar por meio de uma aquisição, o pagamento e o patrimônio são melhores do que se você entrar como uma contratação lateral.”
Os compradores geralmente recompensam os principais membros da equipe por seu trabalho duro na startup, dando a eles empregos muito melhores e pacotes de pagamento mais altos do que eles conseguiriam em outro lugar com a mesma experiência.
“Os engenheiros principais seniores geralmente levam uma década ou mais para chegar ao nível seis ou sete”, disse Sri Chandrasekar, sócio-gerente da Point72 Ventures, referindo-se ao “nivelamento” padrão em grandes empresas de tecnologia como Google ou Meta. Enquanto isso, fundadores que ele viu contratados por aquisição “entram no nível sete ou oito. Muitos deles têm quatro anos de experiência profissional. Esse é um grande salto”. A Point72 Ventures teve mais de 15 startups de seu portfólio saindo por meio de fusões e aquisições.
Como os grandes adquirentes geralmente estão interessados principalmente em obter acesso ao pool de talentos de uma startup nessas transações — que são frequentemente chamadas de contratações por aquisição — eles projetam o acordo para encorajar o fundador e os principais membros da equipe a permanecerem a bordo por um longo período.
Enquanto os acordos tradicionais de fusões e aquisições geralmente incluem bônus de retenção para uma equipe de gestão, pagos de 18 a 24 meses após a aquisição, as contratações por aquisição se concentram cada vez mais em incentivos para a força de trabalho da startup. Isso significa não apenas oferecer tais acordos aos fundadores, mas funcionários-chave poderiam receber salários mais altos e compensação geral vinculada a cronogramas de aquisição de capital estendidos.
Acordos centrados no fundador e na equipe
Os adquirentes “geralmente estão dispostos a dar mais senioridade para que essas pessoas não tenham que colocar tanto dinheiro no negócio”, disse Chandrasekar. “Esses são os tipos de coisas com as quais os adquirentes estão ficando cada vez mais espertos.”
Um fundador, que recentemente vendeu sua startup para uma empresa de capital aberto, disse ao TechCrunch que o comprador estruturou a aquisição para que ele e seus cofundadores recebessem uma concessão de ações maior em vez de pagar mais aos investidores de sua startup.
“Se eles não comprassem minha empresa, eu nunca trabalharia para eles”, disse ele. “Não acho grandes empresas de capital aberto interessantes depois de trabalhar em startups. Tudo é muito lento.”
Mas o grande pacote de remuneração e a responsabilidade significativa que ele recebeu em sua nova empresa o estão obrigando a ficar lá. Em outras palavras, os incentivos estão funcionando. E às vezes, pessoas como aquele fundador descobrem com o tempo que gostam de suas empresas.
Quando a Frilp foi adquirida, por exemplo, os cofundadores da Frilp e outros funcionários juraram não ficar na empresa por muito tempo. “Eles estavam dizendo: ‘Não gostamos de grandes empresas'”, disse Ravichandran, acrescentando que por grande, eles queriam dizer empresas com mais de 100 funcionários. “Mas muitos deles acabaram ficando mais de cinco anos. Fiquei por sete anos.”
A Frilp teve quatro fundadores, dois dos quais ainda trabalham na Freshworks, de acordo com Ravichandran. A Freshworks hoje é uma empresa pública com milhares de funcionários.
A Freshworks, que abriu o capital em 2021, adquiriu cerca de uma dúzia de startups enquanto Ravichandran, que agora é chefe de marketing na Spendfo, trabalhava lá. “Quando você é adquirido, você tem um crescimento acelerado na carreira”, disse ele. “Cargos de diretoria eram frequentemente oferecidos a fundadores que vinham de aquisições.”
Embora aquisições nas quais os investidores não recebem um retorno significativo geralmente não sejam divulgadas, elas acontecem com frequência. No segundo trimestre, 90% das transações de fusões e aquisições não foram divulgadas, de acordo com o último PitchBook-NVCA Venture Monitor. Claro, nem todas essas transações foram aquisições. Às vezes, os compradores querem a tecnologia e não as pessoas. Às vezes, são concorrentes que querem os clientes e não a tecnologia ou as pessoas.
Mas muitas são aquisições, permitindo que as empresas ganhem uma equipe inteira de talentos especializados de uma só vez. Esse foi o caso da Supaglue, uma startup de 4 pessoas de especialistas em integração de dados. A Stripe comprou a startup em março para que a equipe pudesse turbinar o negócio de automação de receita e finanças de rápido crescimento da Stripe, os fundadores disseram ao TechCrunch em março.
As startups de IA agora estão se tornando um alvo de aquisição, disse Chandrasekar da Point72. Grandes empresas de tecnologia agora estão caçando a era pré-ChatGPT Startups de IA. Muitas dessas empresas não terão sucesso porque seus produtos poderiam ser facilmente reproduzidos com os últimos LLMs, mas seus talentos em aprendizado de máquina e IA são muito valiosos. No mês passado, a Airtable adquiriu a Dopt por suas habilidades em construção de IA.
Neste mercado, ser contratado não deve ser visto negativamente, aqueles que passaram por isso querem que outros fundadores saibam. Fundadores podem ser bem recompensados financeiramente. Eles podem descobrir oportunidades de carreira gratificantes de longo prazo em seu novo grande empregador.
E se eles ainda tiverem o bichinho empreendedor quando seu bloqueio terminar, eles sempre podem lançar outra nova startup… leia mais em Yahoo 19/08/2024