A XP Asset planeja ampliar sua atuação em ativos de infraestrutura. O grupo está focado em quatro segmentos: transportes, saneamento básico, energia elétrica e telecomunicações. Para 2023, as principais oportunidades deverão estar nas três primeiras áreas, segundo Bruno Castro, presidente da gestora, e Túlio Machado, que comanda o setor de infraestrutura da empresa.

Para financiar a expansão, a XP avalia fazer, neste ano, uma rodada adicional de captação para seu quarto fundo de infraestrutura. Além disso, planeja lançar um novo fundo apenas para operações de crédito do setor, com captação prevista de R$ 500 milhões.

XP Asset mira transporte saneamento e energia

A atuação da XP na área tem chamado a atenção do mercado, principalmente desde agosto de 2022, quando o grupo conquistou a concessão dos aeroportos de Jacarepaguá (RJ) e Campo de Marte (SP), em um leilão federal. O contrato foi assinado no fim de março, e aguarda a declaração de eficácia pelo governo. Também neste ano, a gestora disputou a licitação da PPP do Rodoanel Norte, em São Paulo, que acabou ficando com a Starboard... leia mais em Valor Investe 03/05/2023