A Adecoagro, companhia agrícola sediada em Luxemburgo e com operações na América Latina, informou que entrou um período de negociações exclusivas com a Tether Investments, uma das maiores companhia de criptomoedas, sobre a proposta de aquisição de seu controle.

A Tether fez uma proposta não vinculante no último dia 14 de fevereiro para deter o controle da Adecoagro, com 51% das ações, comprando os papéis da companhia por US$ 12,41 o papel, em dinheiro. A empresa de cripto começou a comprar ações da Adecoagro no ano passado e atualmente já tem 20,2% das ações da companhia de agronegócios.

Também são acionistas de peso da Adecoagro o Santander, com 7,8% de participação an empresa agrícola, a gestora americana de fundos de pensão Prudential Financial (5,6%), o fundo soberano do Catar.

Hoje, as ações da Adecoagro, negociadas na bolsa de Nova York, têm alta de 0,85%, negociadas a US$ 10,70. Desde que a Tether fez a proposta pela compra do controle da companhia, as ações da empresa já subiram 9,3%.

A Adecoagro e a Tether firmaram ontem uma carta de intenções em que acertaram um acordo de exclusividade de negociações até 16 de março. Neste período, a Adecoagro compromete-se a não entrar em negociações de suas ações com qualquer pessoa que não esteja relacionada à Tether. Caso a Adecoagro recebe alguma proposta de um terceiro interessado nesse período, terá até 48 horas para informar a Tether do conteúdo da proposta, sem precisar revelar a identidade do ofertante.

A carta também prevê uma cláusula de “standstill”, em que a Tether e suas empresas afiliadas se comprometem a não comprar nenhum valor mobiliário da Adecoagro sem um acordo prévio, além de uma cláusula de “lock-up”, em que a Tether compromete-se a não negociar nenhuma das ações da Adecoagro que já tem em mãos com outros investidores por um período de até três meses após o vencimento do contrato de exclusividade de negociações…leia mais em GloboRural 25/02/2025