Em fevereiro deste ano, a Amazon finalmente concluiu o consumo do aplicativo antes independente para download de quadrinhos, o Comixology. A Amazon havia adquirido o aplicativo em 2013 e, além de remover a capacidade de comprar quadrinhos diretamente do aplicativo, o deixou intocado por quase uma década. Mas este ano, a Amazon mudou as coisas – incorporando o mercado digital da Comixology diretamente no ecossistema Kindle e redesenhando totalmente o aplicativo Comixology. Ele pegou dois meios distintos – quadrinhos digitais e livros digitais – e os esmagou em uma bolha profana de conteúdo que é pior em todos os sentidos. Aparentemente, se você permitir que uma empresa adquira quase o monopólio nos espaços digitais de livros e quadrinhos, ela fará coisas terríveis que tornarão a experiência pior.

Para aqueles que não são grandes nerds de quadrinhos, a Comixology é o maior mercado de quadrinhos digitais. Se você não quiser pagar por assinaturas mensais individuais para editoras, é o único fornecedor por edição de quadrinhos digitais de várias grandes editoras, incluindo DC Comics e Image. Se você lê quadrinhos e deseja evitar os problemas de armazenamento de sua coleção física, a Comixology, até recentemente, sempre forneceu uma alternativa bastante sólida.

A Kindle, por sua vez, manteve um monopólio de fato no espaço de livros digitais nos Estados Unidos. Os e-readers da Amazon são os mais comprados nos EUA, com a linha Kobo de e-readers da Rakuten (a Rakuten é a maior livraria do Japão) e a linha de e-readers Nook da Barnes & Noble ficando atrás.

Se você acha que a enormidade desses mercados significaria que o Kindle ou o Comixology são os melhores, você está muito enganado. Eles tiveram sucesso inteiramente devido ao seu tamanho – não à sua qualidade. A Amazon é tão grande que pode usar seu tamanho regularmente para pressionar os editores ou ignorá-los. Em 2019, a Amazon enviou várias cópias da sequência de Margaret Atwood conto da serva com uma semana de antecedência, e apesar do alvoroço dos livreiros independentes, não teve problemas com a editora Penguin Random House. A Penguin Random House nem mencionou a Amazon ao pedir desculpas aos leitores e livreiros pelo embargo quebrado.

A fusão de Comixology e Kindle

O papel cada vez mais externo da Amazon na publicação digital me levou a tentar reduzir o uso de seus serviços. Então, quando a Amazon completou sua integração do Comixology em fevereiro, demorei um pouco para perceber. Mas oh cara, eu comecei a notar ultimamente.

“É como quando você vai ao supermercado depois que eles movem os corredores”

O novo aplicativo Comixology é basicamente apenas… chato. Essa é a melhor palavra para isso. Tudo o que você precisa ainda está lá, mas o design não é muito intuitivo e pode dificultar a navegação em uma grande coleção de quadrinhos (uso o Comixology desde 2011). É como quando você vai ao supermercado depois que eles movem os corredores. Tudo ainda está lá, mas a mudança parece tão dramática depois de anos de familiaridade.

Mas onde meu Food Bazaar local irá rotular os corredores de forma útil, a Comixology não o fez. Não há rótulos claros para ferramentas internas úteis, como a “Visualização guiada”, projetada para movê-lo com fluidez de painel em painel com um toque, em vez de fazer com que cada página ocupe toda a exibição. A visualização guiada ainda está lá, mas a explicação clara do que é ou como usá-la desapareceu. Você acessa clicando duas vezes — o que só sei porque estava tentando acessar o menu para sair do livro.

No entanto, a verdadeira dor da nova experiência da Comixology é a integração de sua loja com a loja maior da Amazon. A Amazon sempre foi uma luta para navegar. Existem os produtos falsos, os anúncios patrocinados e, às vezes, até produtos falsos em anúncios patrocinados. Quando fui pré-encomendar o novo Hera Venenosa série, sobre a vilã da DC, no início deste mês, Em vez disso, fui recebido com pomadas usadas para tratar erupções de hera venenosa.

Nas três semanas seguintes, eles corrigiram esse resultado de pesquisa. O novo livro é agora o melhor resultado. As pomadas vêm depois. O resto dos livros focados em Hera Venenosa que a DC lançou ao longo dos anos estão agora “abaixo da dobra”, escondidos até você passar pelo lixo patrocinado que você provavelmente não estava procurando.

Outros heróis populares, como Homem-Aranha, Capitão América e Batman, retornam resultados de brinquedos ao lado dos quadrinhos.

As pesquisas de comixologia costumavam retornar apenas resultados de quadrinhos.

E veja, esses resultados de pesquisa não eram exatamente ótimos antes da fusão. Deve haver um milhão de variações no título do Homem-Aranha. Se você está procurando a edição 10 de uma corrida muito específica do Homem-Aranha, provavelmente estará analisando muitos resultados, a menos que adicione mais à sua consulta. Mas antes da fusão com a Amazon, você também não estava se esquivando dos resultados de programas de TV, brinquedos, pomadas e qualquer outra coisa da Amazon Prime que a Amazon acha que um pesquisador de quadrinhos do Homem-Aranha pode querer comprar.

Usando o serviço agora, você é lembrado, dolorosamente, a cada passo, de que está na casa da Amazon e considerará mais do que apenas uma coisa que queria comprar. É intrusivo e desagradável. E por meses, eu reclamei sobre isso com amigos e li sobre isso enquanto concordava com a cabeça e geralmente aceitava o desagrado.

Mas na semana passada, eu queria ler um livro no aplicativo Kindle. Fazia tempo que não o usava, preferindo Libby quando posso, mas sabia que era o dono desse livro e sabia que queria lê-lo. Só que em vez de ser recebido com a miríade de livros que adquiri ao longo de uma década usando a loja Amazon Kindle, fui recebido com a miríade de quadrinhos que adquiri ao longo de uma década usando a loja Comixology.

Não há como filtrar os quadrinhos do meu aplicativo Kindle. Eles estão sempre bem ali. A primeira coisa que vejo se não comprei um livro naquela semana. É irritante no meu iPad Mini. É totalmente ofensivo no meu tablet Android E-Ink e no Kindle Oasis… leia mais em Teg6 30/05/2022