A OpenAI Startup Fund, fundo de venture capital da criadora do ChatGPT, liderou uma rodada de investimento Série A2 de US$ 23,5 milhões na startup 1x Technologies. O investimento visa reforçar a produção de seu robô humanoide de inteligência artificial, conforme comunicado nesta terça-feira (23).

A missão da 1X, sediada na Noruega, é criar robôs com aplicações práticas e reais para aumentar a mão de obra globalmente, informa a empresa. O modelo mais recente da empresa é o robô humanoide chamado EVE.

“Anunciamos hoje o fechamento bem-sucedido de nossa rodada de financiamento da Série A2. Pretendemos usar os fundos para aumentar os esforços de construção de nosso próximo modelo androide bípede NEO”, anuncia.

OpenAI lidera rodada de investimento de US$ 23 5 mi para produção em massa de robôs

‘Funcionários-robôs’ podem aumentar mão de obra em escala global

Bernt Øyvind Børnich, CEO e fundador da 1X Technologies, ressaltou a necessidade de ter androides implantados no mundo real. Em sua visão, o trabalho feito pela startup tem a possibilidade de aumentar a mão de obra em escala global.

“Implantar nosso EVE androide com rodas em uma escala comercial sem precedentes nos dá uma compreensão única dos desafios e oportunidades que a comunidade de robótica ainda precisa enfrentar. Se os androides vão funcionar em nosso mundo, eles precisam experimentar nosso mundo”, disse.

Eric Jang, vice-presidente da 1X, publicou na última quinta-feira (18) em seu perfil do Twitter algumas das habilidades que o EVE é capaz de executar.

“Inspirado no Optimus da Tesla, divulgado ontem, fizemos alguns vídeos do que nossos robôs da 1x tech podem fazer!”, comenta. O Optimus é um robô de inteligência artificial produzido pela Tesla. A empresa divulgou um vídeo na semana passada onde a máquina aparece andando e “aprendendo sobe o mundo real’, conforme a Tesla… leia mais em MoneyTimes 23/05/2023