A volta das ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) na Europa está emperrada à medida que as empresas reveem seus planos de listagem com os mercados cada vez mais voláteis.

O Golden Goose Group, da Permira, cujas ações deveriam a começar a ser negociadas nesta semana, cancelou sua listagem em Milão, com medo de uma estreia sem brilho, enquanto a Reuters informou nesta quarta-feira (19) que a fabricante espanhola de roupas Tendam Brands também adiaria sua oferta pública inicial.

As decisões acontecem após a uma onda de vendas de ações europeias na semana passada, desencadeada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que convocou uma eleição surpresa na qual corre o risco de ceder o poder a rivais em ambos os extremos do espectro político. Após um novo aumento na atividade europeia de IPOs neste ano, os adiamentos da Golden Goose e do Tendam sinalizam uma pausa ao menos até ao outono do Hemisfério Norte.

“Não é possível convencer um investidor internacional a alocar riscos na Europa”, disse François Rimeu, estrategista da La Francaise Asset Management em Paris. “No momento, isso está bastante claro.”

A Flix, empresa de serviços de ônibus de baixo custo, também adiou recentemente os seus planos para uma IPO em junho, em Frankfurt, embora o anúncio tenha acontecido antes de Macron antecipar as eleições.

A atividade de IPOs na Europa provavelmente fará uma pausa no início do verão no continente, depois que as empresas levantaram cerca de US$ 13,3 bilhões até agora este ano, mais que o dobro do valor do mesmo período de 2023. O único grande IPO ainda de pé é o da fabricante espanhola de pães e doces Europastry, que anunciou a sua intenção de fazer sua listagem no início desta semana… leia mais e infomoney 19/06/2024