A Elliott Management acaba de comprar uma participação de tamanho não revelado na Salesforce, um investimento de vários bilhões de dólares.

A revelação é do The Wall Street Journal. O valor total da Salesforce é de US$ 151 bilhões, então alguns bilhões não são lá muita coisa (a metade do valor do pico em 2021). Mas isso não importa.

Neste caso, mais do que o valor do investimento, é mais importante quem fez o investimento.

O Elliott Management é o que se chama de um “investidor ativista”. Seu modus operandi é comprar participações em empresas de tecnologia e demandar mudanças radicais de curso para aumentar o seu valor de mercado.

Elliott compra participação na Salesforce

Assim, um investimento do Elliott costuma ser um prenúncio de grandes mudanças de rumo, uma vez que o fundo usa a sua participação para alavancar apoio de outros investidores para promover correções de rumo.

A própria Salesforce já começou a se mexer, tendo anunciado na semana passada um corte de 10% da sua equipe, algo em torno de 7 mil funcionários.

A avaliação é que a empresa contratou demais durante a pandemia e que os novos funcionários não são tão produtivos (o que deve levar a uma revisão das práticas de home office).

Essa, porém, tem sido a resposta padrão das grandes empresas do Vale do Silício, na qual o ciclo de excesso de contratações e grandes cortes parece formar a regra no momento.

O Eliott certamente tem em mente problemas específicos da Salesforce. Um dos pontos fracos mais citados por analistas é que a gigante de CRM vem inflando suas cifras de crescimentos há anos com aquisições bilionárias.

No passado, o Eliott já comprou participações em empresas como Twitter, Paypal, Pinterest e Western Digital, além de outras companhias de nicho como Micro Focus e Qlik… leia mais em Baguete 23/01/2023