A empresa alemã vai procurar comprar ações do maior acionista privado da empresa portuguesa, que terminou 2019 no vermelho.

Uma nova convergência na atmosfera europeia? Segundo o jornal português Registo negocial A alemã Lufthansa, referência diária do país, terá iniciado negociações para a compra das ações do principal acionista privado da TAP Portugal.

Essas ações (45%) pertencem à Atlantic Gateway, um consórcio privado formado pelo empresário David Neliman e seu sócio português Humberto Pedrosa. Recorde-se que o Estado português detém 50% da empresa.

E o jornal económico acrescenta que a empresa alemã colaborou com a americana United Airlines para esta ocasião.

Lufthansa está a negociar a aquisição de 45% da Air Portugal

Contradições

Questionado pela AFP, um porta-voz da Lufthansa se recusou a comentar sobre a “especulação da mídia”. A TAP também não quis comentar.

No entanto, a informação parece credível porque David Nielman e o governo socialista português têm divergências no dossier da TAP. Teve mesmo de desmentir rumores de que queria sair da TAP devido a essas diferenças.

Em particular, o governo se opôs ao plano do empresário de listar a empresa na bolsa e manifestou preocupação com a estratégia da empresa, cuja política de investimentos está desacelerando na obtenção de resultados positivos.

105 milhões de perdas em 2019

Hoje, quinta-feira, o Grupo das Companhias Aéreas Portuguesas anunciou que se manteve no vermelho em 2019 com um prejuízo líquido de 105,6 milhões de euros, que compara com 118 milhões de euros em 2018. É um resultado que a companhia demonstra através da renovação da sua frota, que é um de seus eixos. estratégia para retornar ao equilíbrio.

Na semana passada, o Estado português alertou a TAP para não distribuir bónus aos seus executivos, apesar dos prejuízos. A empresa já havia irritado o governo no ano passado ao distribuir € 1,17 milhão em bônus para 180 funcionários… leia mais em Leiria Econômica 18/12/2022