A Braskem, líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas, e a Solví, líder em tratamento, destinação e valorização de resíduos no Brasil, anunciam uma parceria estratégica destinada à gestão eficiente de soluções ambientais para a indústria, como água e efluentes, tratamento de resíduos, resposta a emergências e consultorias ambientais.

A joint venture nasce com o objetivo de ser líder nacional em soluções ambientais para o setor industrial, e passará a deter 63,7%, das ações da Cetrel, especializada em soluções para águas, efluentes e consultoria ambiental, e as empresas GRI e Emergencial, focadas em gerenciamento de resíduos industriais e resposta a emergências da Solví.

A Solví deterá 50,1% da nova companhia, e a Braskem deterá 49,9%. O conselho de administração será formado por cinco conselheiros, sendo três membros indicados pela Solví e dois membros indicados pela Braskem. Já o Conselho da Cetrel, composto por cinco conselheiros, preserva as duas indicações por entidades vinculadas ao Estado da Bahia, e os três demais membros serão indicados pela nova companhia, sendo dois pela Solví e um pela Braskem.

“A presente operação reflete nossa estratégia de otimização do portfólio de ativos, visando maximizar seu valor por meio de uma alocação criteriosa de recursos, ao mesmo tempo em que a Braskem mantém sua presença no segmento e segue fazendo parte do Conselho de Administração da nova companhia, reforçando nosso compromisso com a segurança operacional do Polo Industrial de Camaçari. A parceria com a Solví, uma empresa com expertise em soluções ambientais, tem o objetivo de ampliar o foco no crescimento e potencializar a Cetrel por meio de uma plataforma nacional no setor de soluções ambientais para a indústria”, declara Marcelo Cerqueira, VP Manufatura Brasil & Operações Industriais Globais da Braskem.

Para o Grupo Solví, essa operação representa um passo estratégico importante. “Temos em nosso DNA o compromisso de proteger o meio ambiente e essa parceria é uma grande oportunidade de criar uma plataforma ambiental única de prestação de serviços imprescindíveis para atender às demandas do setor industrial brasileiro em nível nacional, impulsionando um futuro mais sustentável e inovador, ampliando o portfólio de serviços oferecidos aos nossos Clientes, já que a Cetrel tem papel relevante na gestão dos processos ambientais das atividades do Polo Industrial de Camaçari”, comenta Celso Pedroso, Diretor Presidente da Solví. A empresa nasce com planos de crescimento e expansão baseados na experiência da Cetrel e da GRI, além do apoio dos dois principais acionistas Solví e Braskem.

Importante salientar que esta transação está sujeita à aprovação pelas autoridades competentes e implementação de Condições Precedentes neste tipo de operação. Nesta operação, a Solví foi assessorada pela CF Partners e a Braskem pelo BNP Paribas.

Com informações da Race Comunicação 13/06/2024