A mais nova tacada da Mubadala Capital acontecerá no mar. A gestora pertencente ao fundo soberano homônimo de Abu Dhabi vai criar uma equipe para representar o Brasil na SailGP, uma competição internacional de vela criada pelo bilionário cofundador da Oracle Larry Ellison e pelo iatista Russell Coutts.

São dez barcos que disputam “grandes prêmios” mundo afora, como uma espécie de Fórmula 1 aquática, e movida a vento.

Na verdade, é uma mistura de F1 com Copa do Mundo. Cada embarcação representa um país – Nova Zelândia, Espanha, Austrália, França, Dinamarca, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Suíça; na ordem da classificação atual (força aí Suíça!).

Para colocar uma equipe brasileira nesse clube, a Mubadala precisou comprar da SailGP o direito de constituir uma nova equipe nacional – o fundo soberano já é patrocinador da categoria. Os valores não foram revelados, mas a transação foi a maior da competição iniciada em 2019. Em novembro, a SailGP vendeu a equipe dos Estados Unidos para o grupo atual de controladores por mais de US$ 40 milhões.

O Brasil será o primeiro país da América do Sul a participar e é possível que o país receba etapas futuras da SailGP…. Leia mais em investnews 21/06/2024