A Nexmuv, uma empresa paulista de desenvolvimento de software, acaba de lançar uma iniciativa focada em investir em startups bem no começo do negócio, antes mesmo de ter uma oferta pronta para o mercado.

Ou, para usar o jargão da área de investimentos, a Nexmuv criou um “venture studio”, batizado de The Garage, com o qual quer ajudar startups a criarem o seu MVP, sigla em inglês que descreve uma versão inicial de um produto com funcionalidades básicas.

Assim, o The Garage deve apoiar os empreendimentos na fase de “ideação”, quando se identificam uma oportunidade de mercado e se desenvolve uma ideia de produto ou serviço, além de pesquisa e definição do público-alvo, até a validação, que envolve o lançamento do tal MVP para testar a aceitação do mercado e coletar feedbacks para melhorias.

Os aportes devem ficar na casa do R$ 1 milhão e a meta é deixar a startup pronta para receber aportes de volume maior vindos de outros fundos. Um investimento já foi feito (veja mais abaixo). Até 2025, devem ser lançadas mais três, com investimento de R$ 3 milhões.

Segundo a Nexmuv, o modelo não existia até agora no Brasil, uma afirmação que a empresa baseia no grau de envolvimento com as startups em estágio inicial e no fato dela mesma ser uma empresa de desenvolvimento de software.

“Entregamos produtos ou empresas prontas para operacionalizar, já com estratégias de marketing e vendas implementadas para que estejam prontas para atrair investidores para dar continuidade no projeto”, explica Carlos Perobelli, diretor-executivo da Nexmuv e idealizador do The Garage.

A primeira startup criada a partir do The Garage é o MOC, uma gestão de clínicas de saúde ocupacional criada dentro da própria Nexmuv do qual Perobelli é o principal sócio… leia mais em Baguete 12/06/2024