Os quatro anos que o Apex.ai passou reescrevendo – e depois certificando a segurança – o sistema operacional do robô para dar aos fabricantes de automóveis e outras empresas de mobilidade um kit de ferramentas para integrar aplicativos de software em veículos valeram a pena.

A startup fundada pelos veteranos da Bosch e engenheiros de sistemas automatizados Jan Becker e Dejan Pangercic atraiu uma série de novos investidores estratégicos e privados, incluindo os fornecedores Continental e ZF em uma rodada de arrecadação de fundos da Série B de $ 56,5 milhões liderada por Orillion. AGCO, Canaan, Lightspeed Venture Partners, Airbus Ventures, InMotion Ventures da Jaguar Land Rover e outros participaram da rodada. A Apex arrecadou um total de US $ 74 milhões até o momento, um valor que inclui investimentos anunciados anteriormente da Volvo Group Venture Capital, Toyota Ventures e HELLA Ventures. Notavelmente, a ZF está adquirindo uma participação de 5% na Apex.

O apetite dos investidores por empresas como a Apex aumentou com o desenvolvimento de veículos autônomos e com a indústria automotiva buscando construir os chamados veículos “definidos por software” que podem fornecer serviços digitais para motoristas e passageiros e são capazes de atualizar o software sem fio – como um smartphone. À medida que os veículos se tornam mais complexos, cresce a demanda por um kit de desenvolvimento de software com certificação de segurança. Ou pelo menos é nisso que a Apex e seus muitos investidores estão apostando.

“A Apex.AI conquistou um mercado único ao tornar mais fácil para os fabricantes implementarem softwares essenciais para a segurança em sistemas de mobilidade”, disse Ahmed Sallam, sócio da Orillion, que também está ingressando no conselho. “Também investimos na Apex.AI porque vemos um potencial significativo para expandir o mercado de seu sistema operacional além da indústria automotiva e em outros mercados, como agricultura, robótica e internet das coisas (IoT).”

Leia também demais posts relacionados a Startups no Portal Fusões & Aquisições

A Apex.ai tem se concentrado em fornecer aos fabricantes de automóveis e empresas de mobilidade uma maneira de integrar aplicativos de software aos veículos de maneira contínua e segura. A startup, que possui escritórios em Palo Alto, Berlim, Stuttgart e Munique, na Alemanha, desenvolveu dois produtos. Apex.OS é um kit de desenvolvimento de software para software de direção autônoma e outros aplicativos de mobilidade essenciais para a segurança. Apex.OS recebeu a certificação no início deste ano pela TÜV NORD para segurança funcional de acordo com o mais alto nível da ISO 26262. Isso significa que o software foi verificado para ser usado em veículos de produção, o que expande o potencial de mercado para Apex.ai.

Mais recentemente, a empresa tem trabalhado em um produto de middleware corporativo, chamado Apex.middleware, que integra vários protocolos para melhorar a comunicação entre aplicativos de software.

O novo capital será usado para impulsionar a Apex de quase todas as maneiras possíveis. Becker disse ao TechCrunch que a empresa planeja dobrar sua força de trabalho de cerca de 70 hoje para 140 até o final do próximo ano, expandir para a Ásia e comercializar seus produtos existentes e desenvolver novos em áreas adjacentes à indústria automotiva, incluindo agricultura, mineração, automação industrial e internet das coisas (IoT). O ex-executivo da Panasonic Tavis Szeto liderará a expansão na Ásia…leia mais em Teg6 14/12/2021