A startup Lemon Energia foi pensada para solucionar duas dores caras a empreendedores do país. A primeira delas o custo fixo relacionado à energia elétrica, uma conta que acompanha oscilações de preço e, muitas vezes, pesa no bolso do empresário que precisa, literalmente, manter acesas as luzes e equipamentos, como refrigeradores, funcionando. Em termos de economia, a proposta da Lemon é reduzir em até 20% ao ano os gastos com energia para essas companhias.

Em outra frente, a climatetech nasceu também para atender a PMEs preocupadas com seu impacto no meio ambiente, atendendo uma leva de empreendedores engajados na causa da sustentabilidade.

Para isso, a Lemon Energia funciona como um marketplace da energia renovável para pequenas empresas, facilitando a conexão entre esses empreendimentos e geradores de energia elétrica de matrizes essencialmente limpas, como solar, eólica, biogás e pequenas hidrelétricas. Desde 2019, ano em que foi fundada, a startup paulista já conquistou 3.000 clientes e passou a atender, além de São Paulo, os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

No modelo de negócio da Lemon, a relação entre o estabelecimento comercial e a distribuidora de energia é pouco afetada, e os impostos e taxas continuam sendo pagos a essas companhias, que variam de acordo com a região. A startup se encarrega de repassar os valores recebidos para as empresas geradoras. Para o cliente, a mudança está na matriz energética recebida, com a garantia da origem de fontes limpas.

Nas projeções da Lemon, desde que foi fundada, a startup ajudou empreendedores a economizarem cerca de R$ 4,3 milhões nas contas de luz…. leia mais em Exame 22/06/2022