O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Barroso do Nascimento, afirmou que o mercado de capitais brasileiro está preparado para a abertura de capital e as ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) dos clubes de futebol do país.

“O mercado de capitais é o principal mecanismo de coordenação de recursos financeiros no mundo capitalista”, disse Nascimento, que participa do 1º Seminário Brasileiro sobre Futebol, a Lei da SAF e o Mercado de Capitais, realizado na sede da CVM, no Rio.

O presidente da autarquia ressaltou que vários clubes de futebol têm capital aberto fora do Brasil, mas no país, até o momento, faltava “empresariabilidade” às agremiações, o que, segundo ele, agora é possível com o advento da lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Mercado de capitais está preparado para IPOs de clubes

“Eu quero ver a onda de IPOs de clubes de futebol. Recorrer ao mercado de capitais é muito mais lucrativo que qualquer outra captação de recursos em larga escala. A gente precisa tirar o futebol do ambiente da cartolagem e trazer para a empresariabilidade”, afirmou Nascimento.

Ele acrescentou que será importante também os clubes se adiantarem na busca pela abertura de capital, mas uma vez que, apesar de grande, o mercado de capitais tem um limite para aportar recursos em determinado segmento.

“Quem chega primeiro, bebe água limpa. O futebol terá limite para companhias abertas, espero que seja limite abrangente”, disse, ao lembrar que o movimento no mercado de capitais primário no Brasil no ano passado foi de R$ 725 bilhões, enquanto o mercado secundário é estimado em R$ 7,5 trilhões… leia mais em Inteligência Financeira 10/11/2022