A 4MDG, startup especializada em automação e Inteligência Artificial (IA) para a Gestão de Dados Mestres (MDM), recebeu um investimento de R$ 3,8 milhões. O aporte é liderado pelo BR Angels, grupo de investimento-anjo que identifica e investe em negócios disruptivos, e também contou com a participação da aceleradora Darwin Startups.

Fundada em 2017, em São Paulo (SP), a 4MDG se concentra em resolver problemas relacionados à qualidade e consistência de dados mestres críticos nas organizações, como informações de clientes, produtos e fornecedores. Com os recursos recém captados, a startup pretende desenvolver novas funcionalidades, aumentando o uso da IA em sua plataforma para acelerar ainda mais o onboarding de clientes, fornecedores e produtos, além de ampliar as vendas em marketing.

4MDG, startup de IA para governança de dados, recebe aporte

Outro grande objetivo é consolidar a posição no mercado de gestão de dados mestres. “Com o investimento, lançaremos uma academia de gestão de dados mestres para a qualificação de milhares de profissionais com direito a certificação profissional e encaminhamento para oportunidades de trabalho em nossos clientes. Também está nos planos promover a segunda edição do evento ‘Amigos dos Cadastros’, o maior evento de gestão de dados mestres do Brasil”, diz Paulo Cordeiro, fundador e CEO da 4MDG.

Atualmente, a 4MDG atende mais de 70 clientes no Brasil, Argentina e EUA e conta com 50 colaboradores especializados em gestão de dados mestres. A projeção da startup é crescer exponencialmente, aumentando o seu faturamento em mais de 6 vezes até 2027, alcançar a liderança em gestão de dados mestres na América Latina e conquistar mais de 300 novos clientes neste período.

Esse já é o segundo investimento recebido pelo negócio, que em 2021 atraiu um aporte de R$ 1 milhão da brasileira Meta Ventures. De acordo com Cordeiro, a expectativa é que a nova rodada vá além do capital financeiro e some também a expertise dos investidores.

“Para nós, o grande diferencial dessa rodada de investimento será ter acesso à rede de contatos e mentoria dos investidores, que são reconhecidos por promover oportunidades de networking valiosas, conselhos estratégicos e conexões no mercado. A expertise desses profissionais pode oferecer insights valiosos, ajudando-nos a navegar por desafios específicos da indústria e aprimorar nosso modelo de negócios”, comenta Cordeiro.

“Quando analisamos a especialidade da 4MDG, enxergamos todo o seu potencial de escalabilidade e maturidade em solucionar uma das principais dores das organizações. Vejo a IA e a governança de dados como fatores essenciais para o futuro que já acontece agora. Além disso, a startup também se destacou por contar com um baixíssimo churn, ou seja, poucos clientes cancelam o serviço depois de um tempo, e eles ainda têm um crescimento constante do ticket médio pelo serviço. Por atuar no mercado enterprise, a 4MDG consegue assinar contratos de longo prazo, que tornam a previsão de lucro líquido extremamente interessante e o um custo de aquisição de clientes reduzido”, explica Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels… Leia mais em startupi 15/02/2024