O grupo energético espanhol Repsol vai comprar a participação de 49% da empresa chinesa Sinopec na sua empresa comum britânica por 2,1 bilhões de dólares, pondo fim ao litígio, informou o grupo espanhol à autoridade de supervisão do mercado.

“A Repsol e a SinopecA Repsol, os actuais accionistas da Repsol Sinopec Resources UK (RSRUK), empresa especializada na exploração de petróleo e gás no Mar do Norte, chegaram a um acordo segundo o qual, uma vez cumpridas determinadas condições, a Repsol comprará a participação de 49% da Sinopec na RSRUK”, informou a Repsol à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) em Madrid.

A Repsol compra a participação da Sinopec

“O montante total da transacção é de 2,1 bilhões de dólares”, acrescentou a empresa, que prevê a sua conclusão em 2023. A Repsol tornar-se-á então “proprietária a 100% da RSRUK”, sublinhou. O grupo espanhol declarou que esta transacção poria termo a um “extenso processo de arbitragem” relacionado com “a aquisição pela Sinopec da sua participação na RSRUK ao grupo canadiano Talisman (posteriormente adquirido pela Repsol)”.

A Repsol e a Sinopec tencionam, no entanto, continuar a sua “importante colaboração estratégica”, nomeadamente através da sua empresa comum no Brasil, afirmou. O gigante petrolífero chinês reclamava 5,5 mil milhões de dólares ao seu parceiro espanhol no âmbito do seu litígio… leia mais em Energynews 02/05/2023