A ABB anunciou esta semana que adquiriu a Eve Systems, uma empresa alemã mais conhecida por uma ampla gama de acessórios domésticos inteligentes, incluindo luzes inteligentes, plugues, monitores de ar e câmeras de segurança. Admito que inicialmente o negócio me pareceu estranho, já que a ABB, sediada em Zurique, é bem conhecida – pelo menos no meu mundo – como uma das líderes em braços robóticos industriais.

Mais amplamente, no entanto, é uma empresa de automação industrial com raízes na fabricação de equipamentos elétricos que remontam ao final do século XIX. Entre suas muitas verticais está uma divisão Smart Building. Pelo site da empresa,

Estamos trabalhando juntos para criar locais de trabalho onde tudo é possível. Por meio de iluminação inteligente e automática, ar condicionado, aquecimento e detecção de movimento, tornamos a eficiência energética e a segurança mais fáceis do que nunca. Com soluções digitais tudo pode até ser controlado remotamente, dando a você total controle onde quer que esteja, quando mais precisar.

ABB compra fabricante de dispositivos domésticos inteligentes Eve Systems

Eve, por sua vez, remonta ao último ano do século XX. Vários anos atrás, a empresa de automação residencial mudou seu foco exclusivamente para o HomeKit. A sensatez de colocar todos os seus ovos naquela cesta específica foi amplamente discutida por um movimento da Matter and Thread em toda a indústria. Na CES, a empresa mudou de forma inteligente com um portfólio de produtos que suportam esses padrões, que funcionam em ecossistemas domésticos inteligentes.

“Nosso foco é ser o melhor e mais abrangente fornecedor de tecnologia inteligente e inovação para nossos clientes globais”, disse Mike Mustapha, presidente da Divisão de Edifícios Inteligentes da ABB, em um comunicado. “A Matter and Thread, na qual Eve é líder, é um desenvolvimento revolucionário para a adoção da tecnologia doméstica inteligente. Ele permite que diferentes dispositivos e serviços se integrem de forma perfeita, intuitiva e segura, possibilitando que as pessoas gerenciem sua energia e seus arredores de maneira conveniente e segura”.

A mudança é clara do lado da ABB. O conglomerado quer negociar com hardware próprio quando se trata de sua iniciativa Smart Buildings. Embora a divisão atualmente se concentre em prédios de escritórios, a mudança pode sinalizar um impulso mais amplo para as construtoras/incorporadoras imobiliárias.

O CEO da Eve, Jerome Gackel, disse: “Com base em nossa herança, ritmo de inovação e marca, agora combinaremos nossa paixão, agilidade e experiência com o calibre, reputação e conhecimento internacional da ABB para continuar crescendo a Eve como líder global”.

A ABB não divulgou informações financeiras, nem detalhes sobre a integração da tecnologia da Eve com 50 funcionários em sua estrutura corporativa. A coletiva de imprensa de hoje provavelmente lançará mais luz sobre o acordo… leia mais em Teg6 12/06/2023