A ABSeed, fundo brasileiro de venture capital focado em negócios B2B, está fazendo o seu primeiro aporte no exterior. Em uma rodada seed liderada pelas americanas Fifth Wall, maior VC especializado em startups de imóveis e construção civil, e Zacua Ventures, a gestora agora faz parte do cap table da equatoriana Construex, que opera como um marketplace de fornecedores de produtos e serviços do setor imobiliário e inclui um Saas para que os clientes tenham o próprio canal digital de vendas.

O cheque teve ainda a participação da brasileira Terracotta Ventures, também voltada para proptechs e construtechs. Ao todo, a Construex levantou US$ 4,6 milhões (R$ 22,5 milhões), e deve usar o dinheiro para fazer uma expansão geográfica pela América Latina. A startup, que já opera também no México, Chile, Bolívia e Guatemala, deve priorizar os demais países que falam espanhol. O Brasil está nos planos, mas só deve ser um destino após a rodada série A, prevista para ocorrer em um prazo de 12 a 14 meses. O desembarque no mercado brasileiro, portanto, ficará para 2025.

ABSeed se junta à Fifth Wall em primeiro aporte no exterior

A startup surgiu no radar da ABSeed por indicação da Terracotta e agradou à gestora por ter um modelo que mistura marketplace e Saas e que possibilita aos fornecedores do ramo imobiliário ter uma presença digital, um dos gargalos do setor — hoje, 96% dos provedores desse mercado na América Latina não são digitalizados. “A gente gosta muito desse formato e eles estão apresentando sinais importantes de tração”, disse ao Pipeline um dos sócios da ABSeed, Geraldo Melzer.

O investidor, além disso, afirmou que a Construex atende a outro critério importante para o fundo: ter empreendedores que vivenciaram o setor antes de fundar a startup. Roberto Arroyo, CEO e cofundador da Construex, faz parte de uma família que tem tradição nesse ramo no Equador, com a construtora Arroyo Aguirre…. leia mais em Pipeline 27/11/2023