A Airbyte, plataforma de integração de dados de código aberto bem financiada, anunciou hoje que adquiriu a Grouparoo, uma startup de código aberto que se concentra em ajudar as empresas a sincronizar dados entre seus data warehouses e ferramentas baseadas em nuvem. De muitas maneiras, isso complementa a oferta da Airbyte, que se concentra no carregamento de dados em data warehouses, enquanto a Grouparoo se especializa em operacionalizar esses dados.

“É um ETL reverso de código aberto [extract, transform, load] empresa”, disse o cofundador e CEO da Airbyte, Michel Tricot. “Eles se concentram exatamente na outra direção [from Airbyte]. Eles têm uma equipe técnica muito forte e já construíram uma parte do produto e será sobre como podemos aproveitar tudo o que eles fizeram e colocá-los na equipe para expandir o produto Airbyte para ETL reverso”

Tricot enfatizou que a Aribyte aqui não está comprando tanto o produto, mas a experiência da equipe. “Não estamos integrando a tecnologia deles”, disse ele. “É mais sobre o conhecimento que eles têm e a experiência que eles têm.” Tricot também observou que a equipe do Grouparoo sempre se concentrou em tornar seu serviço acessível a um público não técnico, algo em que a Airbyte também se concentra há muito tempo (embora também ofereça uma ferramenta de linha de comando para usuários técnicos que também desejam mais flexibilidade) . Ele destacou especificamente que espera que a equipe possa ajudar a Airbyte a criar ferramentas de interface do usuário para criar os conectores necessários para se conectar a mais serviços de terceiros.

O CEO e cofundador do Grouparoo, Brian Leonard, escolheu um tom um pouco mais sóbrio em seu anúncio hoje.

Leia também demais posts relacionados a TI no Portal Fusões & Aquisições.

Airbyte adquire serviço de sincronização

“Obrigado aos nossos usuários e investidores por seu apoio contínuo”, escreveu ele. “O Groupoo certamente teve um conjunto de primeiros crentes e usuários que viram o que estávamos tentando realizar. Eles implantaram o Grouparoo em sua infraestrutura ou em nossa nuvem, e alguns até construíram seus próprios plugins para estender a plataforma. Mas quando realmente analisamos com atenção, não estávamos no caminho certo para ter o impacto que queríamos ter no mundo.”

Ele observou, no entanto, que acredita que a Airbyte está no caminho certo, em parte porque praticamente todas as empresas hoje precisam extrair e carregar dados em seus armazéns se quiserem operacionalizá-los.

“Ao alinhar-se com os engenheiros responsáveis ​​por esta tarefa central, a Airbyte prosperou. Por estar mais abaixo na cadeia de valor com um conjunto mais variado de partes interessadas, a Grouparoo viu menos demanda”, escreveu Leonard.

As duas empresas não divulgaram o preço da aquisição. A Grouparoo levantou anteriormente cerca de US$ 3 milhões em uma rodada de sementes liderada pela Eniac Venture e Fuel Capital no final de 2020… leia mais em Teg6 07/04/2022