A empresa mineira, com 15 anos de atuação no, planeja acrescentar à sua rede 200 novos postos por ano

Quarta maior rede distribuidora do país, a Ale Combustíveis espera passar a turbulência nos mercados para abrir capital e acelerar a ampliação de sua rede no país. A empresa mineira, com 15 anos de atuação no, planeja acrescentar à sua rede 200 novos postos por ano. A Ale tem 1.700 postos em 25 estados e o Distrito Federal – 4,5% do total do país.
“Já estamos preparados para abrir capital, apenas esperando uma possibilidade”, diz o vice presidente da empresa, Cyro Souza.

A companhia pretende fortalecer sua presença especialmente em São Paulo, onde conta com 200 postos, que significam 1,5% do mercado local, participação considerada tímida por Souza.
Em Santa Catarina, por exemplo, a Ale tem 15% de toda a rede de postos. Em Minas Gerais, a distribuidora tem 10% de participação no mercado local.

Para isso, a empresa está investindo R$ 115 milhões em 2011, e avalia incrementar esses recursos no ano que vem. Além do crescimento natural da rede, a expansão da Ale foi acelerada com a aquisição de 327 postos da espanhola Repsol no Brasil, e de outros 130 da catarinense Polipetro.

Souza comenta que existe potencial para que essa participação dobre de tamanho. A estratégia para a marca avançar será concentrada nos chamados postos bandeira branca, que não são ligados a uma rede distribuidora.

É recorrente no mercado um possível interesse de grandes distribuidoras, como a BR e o grupo Ultra, pelos postos da Ale. Mas Souza rechaça qualquer ideia de venda da rede. “Uma empresa que investe desse jeito não tem pretensão de ser vendida”, diz.
Fonte:FolhadeSP10/10/2011