Altice vende a maior parte de seus data centers franceses à Morgan Stanley e lança a marca UltraEdge colocation
O grupo francês de telecomunicações Altice formou uma nova empresa que tem mais de 250 data centers na França e está vendendo uma participação majoritária à Morgan Stanley.
A Altice France anunciou nessa semana que acertou a venda de 70% da nova empresa, UltraEdge, à Morgan Stanley Infrastructure Partners (MSIP). A transação avalia a UltraEdge em 764 milhões de euros (4 bilhões de reais) e deve ser finalizada no primeiro semestre de 2024.
A UltraEdge se descreve como um “fornecedor de colocation distribuída independente a nível nacional”, com 257 data centers no total de mais de 145 MW de capacidade instalada. As instalações são geridas atualmente pela SFR, filial da operadora de celular da Altice.
O DCD entrou em contato com a Altice para obter mais informação sobre os data centers. Se a UltraEdge tem 45 MW distribuídos em 257 locais, sugere um valor médio de 200 kW por instalação, e o preço total é de aproximadamente 3 milhões de dólares (14 milhões de reais) cada uma.
O comunicado da Altice diz que a infraestrutura passiva e o equipamento dos data centers serão transferidos à UltraEdge, enquanto a SFR ficará com o pessoal e o equipamento ativo.
A SFR também fará um acordo de construção sob medida com a UltraEdge, que deve gerar aproximadamente 175 milhões de euros (932 milhões de reais) nos próximos sete anos.
“A presença distribuída nacionalmente dos data centers posiciona de maneira única a UltraEdge como o primeiro ator escalado no mercado de data centers Edge na França, se beneficiando da crescente demanda de serviços de latência ultrabaixa em que é necessário o armazenamento de dados e computação mais próximo do usuário final”, diz a Altice no anúncio.
Em novembro de 2022 surgiram pela primeira vez relatórios de que a empresa de telecomunicações, fundada pelo bilionário franco-israelense Patrick Drahi, procurava se desfazer de até 92 data centers em seu país de origem, que supostamente seriam “alguns” locais maiores e “dúzias” de instalações menores. Em setembro surgiu a informação de que a Morgan Stanley estava interessada, avaliando o acordo em aproximadamente 1 bilhão de euros (5,3 bilhões de reais).
A empresa também venderá seu data center de Covilhã em Portugal por 100 milhões de euros (532 milhões de reais).
De acordo com informações da SFR, a filial francesa da Altice, ela opera 26 data centers no total de 93.000 metros quadrados, enquanto a Altice também possui vários canais de televisão e estações de rádio. A Altice Portugal opera cinco data centers no total de 17.000 metros quadrados.
Fundada em 2026, a Morgan Stanley Infrastructure Partners é um investidor privado de capital em infraestrutura, cujo objetivo são ativos que proporcionam “bens e serviços públicos essenciais”, localizados principalmente em países da OCDE. Com investimentos em transporte digital, transição energética e serviços públicos, a companhia investiu em empresas de fibra Fast Fibre, Tele Columbus e LightPath, assim como na empresa de torres Omtel.
“A venda é importante porque a SFR realizou uma venda real de ativos, enquanto alguns estavam preocupados por não conseguir oferecer muito e até nada, pelos elevados preços de venda insinuados”, escreveu Russell Waller, analista do New Street Research em um comunicado publicado pela Bloomberg… leia mais em DCD 22/11/2023