A Biofílica, agora Biofílica Ambipar Environment, vai ampliar o portfólio de serviços da Ambipar, que passa a atuar com projetos de conservação na Amazônia (Imagem: Site/Ambipar)

A Ambipar (AMBP3) concluiu a aquisição de 53,6% do capital social da Biofílica, de acordo com o comunicado divulgado pela companhia nesta terça-feira (27).

A partir deste momento, a Biofílica se torna Biofílica Ambipar Environment e vai ampliar o portfólio de serviços da Ambipar, que passa a atuar com projetos de conservação na Amazônia, reflorestamento e restauração, manejo agropecuário sustentável e compensação de reserva legal.

Fundada em 2008, a Biofílica atua no mercado de serviços ambientais no Brasil por meio da conservação e restauração florestal. A empresa foi precursora no desenvolvimento de projetos de REDD+ (Redução da Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) na Amazônia. Hoje, seu portfólio conta com a maior área do mundo sob certificação de créditos de carbono florestal, com 1,5 milhão de hectares sob conservação.

A empresa também é um nome conhecido em compensação de reserva legal, oferecendo soluções em todas as modalidades e estados. Ela possui um banco de florestas para compensação de reserva legal de mais de 4,6 milhões de hectares em todos os biomas brasileiros.


Para os próximos meses, a Ambipar quer investir pesadamente no desenvolvimento de projetos e programas de carbono Nature-Based Solutions (NBS). A médio prazo, a companhia quer se tornar a maior empresa da categoria do mundo.

A aquisição da Biofílica reforça a agenda de M&As (fusões e aquisições) da Ambipar, que adquiriu só nos últimos dois meses as empresas Disal, Suatrans, EMS Environmental, Swat, Sabi, Ecológica Nordeste, Boomera e Metal Ar Engenharia.

Além do anúncio de compra da Biofílica, a Ambipar recentemente informou que Gisele Bündchen adquiriu ações da companhia e passará a integrar o Comitê de Sustentabilidade, criado com o objetivo de promover, de forma sustentável, a gestão estratégica dos negócios e as soluções da empresa… Leia mais em moneytimes 27/07/2021