Apesar da queda no número de transações de M&A Brasil continua atrativo para empresas estrangeiras
Estados Unidos já realizou 14 transações no país entre janeiro e fevereiro. As transações envolvendo empresas estrangeiras representam mais de 51% do total de operações de fevereiro.
São Paulo – Neste mês de fevereiro o mercado transacional brasileiro registrou 58 transações que movimentaram aproximadamente BRL 23,07bilhões, entre anunciadas e concluídas, tendo em conta as transações com valor divulgado, segundo o Relatório Mensal TTR.
No acumulado do ano foram registradas 133 transações que movimentaram aproximadamente BRL 48,43bi. Do total de transações registradas neste mês, aproximadamente 17% envolveram fundos de Private Equity e 10,3% envolveram fundos de Venture Capital.
Este mês em comparação com o mesmo período dos anos de 2014, 2013 e 2012 é inferior em relação ao número de transações, porém, em termos de cifras movimentadas perde apenas para fevereiro de 2012.
É interessante ressaltar que nos dois primeiros meses de 2015 as transações de mercado alto (transações como valores superiores à BRL 500m), já movimentaram o equivalente à 29,21% do total movimentado pelo mercado alto em 2014.
Subsetores mais ativos-O mês fevereiro segue uma tendência dos últimos anos, tendo os subsetores Internet e Tecnologia estão entre os mais ativos. Também foram destaques neste mês os subsetores de Distribuição e Varejo com 9 transações e Indústria Alimentar com 5 operações somente neste mês.
Transações domésticas e transações cross-border -Neste mês foram registradas 28 transações domésticas frente as 30 transações cross-border. No mês passado foram registradas 45 transações domésticas frente as 30 transações cross-border.
Aquisições feitas por empresas estrangeiras no Brasil -Em relação as aquisições realizadas por empresas estrangeiras no Brasil, as empresas norte-americanas foram as mais ativas em fevereiro, com 4 aquisições. Em total os Estados Unidos somam 14 operações no Brasil nestes dos dois primeiros meses do ano.
O segundo país que mais realizou investimentos em solo brasileiro foi o Reino Unidos, 3 transações, sendo que suas operações se concentraram nos subsetores de Agricultura, Agribusiness, Pecuária e Pesca; Marketing e Publicidade; Biotecnologia; e Tabaco.
Outro destaque é que a Argentina foi o segundo país latino-americano a realizar aquisições no país neste ano.
Aquisições brasileiras no estrangeiro -As empresas brasileiras em fevereiro de 2015 realizaram 4 aquisições no exterior, que movimentaram aproximadamente BRL 127,19m. No acumulado do ano o país onde o Brasil mais realizou aquisições foi na Colômbia.
Fusões e aquisições na América Latina-No acumulado do ano, as empresas brasileiras foram as que mais realizaram transação na América Latina, seguidas pelas empresas mexicanas (41 transações), chilenas (34 transações) e pelas empresas colombianas (28 transações).
Private Equity – O número de transações envolvendo Private Equity em fevereiro deste ano é inferior ao mesmo período do ano passado. Em total neste ano foram registradas somente 11 transações frente as 17 transações registradas em janeiro e fevereiro de 2014.
Venture Capital – Em fevereiro foram registradas dez transações envolvendo Venture Capital, um número inferior ao mesmo período do ano passado, 14 transações. No que se refere ao valor movimentado, em fereveiro de 2015 foi registrado BRL 35,98m frente aos BRL 253,56m de fevereiro de 2014. Além disso, se comparamos o valor deste mês com janeiro, BRL 51,6m, o valor também é ligeiramente inferior.
Transação do mês -A transação destacada no mês de fevereiro pelo TTR foi a aquisição realizada pela Senior Solution Consultoria em Informática de 100% do capital social da Aquarius Tecnologia por BRL 6,5m. Participaram como assessores jurídicos desta transação os escritórios Veirano Advogados; e Godke Silva & Rocha Advogados. [www.TTRecord.com]. Leia mais em revistafatorbrasil 10/03/2015