A Bolsa de Seul registrou que as compras líquidas por investidores estrangeiros triplicaram de janeiro a março de 2024, ante o mesmo período do ano anterior, para 15,8 trilhões de wons (US$ 11,6 bilhões), impulsionadas pelo apetite por ações de empresas do setor de chips relativamente baratas num momento de “boom” da inteligência artificial.

O número foi um recorde para o trimestre em dados que remontam a 1998. A negociação de ações por investidores estrangeiros resultou em compras líquidas durante cinco meses consecutivos até março, de acordo com o Serviço de Supervisão Financeira da Coreia do Sul.

As ações de semicondutores, financeiras e automotivas são populares”, disse Kim Young-hwan, analista da NH Investment & Securities. A disseminação da inteligência artificial generativa elevou as ações globais de semicondutores, como a Nvidia, com sede nos EUA, uma tendência que agora se estende à Coreia do Sul.

A líder em chips de memória, Samsung Electronics, viu a participação estrangeira em suas ações em circulação subir para 55% no final de março, um aumento de 4 pontos percentuais no ano. Na Coreia do Sul, uma potência em semicondutores, as tendências da indústria de chips têm um grande efeito nos preços das ações… leia mais em Valor Econômico 11/04/2024