Aplicativo cria ferramenta de inteligência artificial para ajudar acionista a investir
A Grana Capital, companhia criadora de um aplicativo que automatiza a gestão de Imposto de Renda para os acionistas, agora desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial para ajudar os pequenos investidores da bolsa com informações de mercado. A empresa afirma que este é o primeiro produto de inteligência artificial que conversa com investidores de varejo do Brasil.
O serviço, chamado de Grana IA, é aberto, de graça a todos os usuários do aplicativo Grana. A ferramenta lembra o “ChatGPT”, com a diferença de que é conectada à B3, consolidando dados das plataformas de investimentos sobre os portfólios dos usuários, e conta com uma base de informações públicas, de fontes como a B3, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as casas de análises. O produto também é alimentado por conhecimentos sobre diversificação, estratégias de investimento, índices de classificação de risco das carteiras e volatilidade.
O serviço funciona como um assistente virtual configurado para cada cliente, que identifica fatores de risco e oportunidades de melhoria para a carteira do investidor. O acionista pode fazer as perguntas que quiser, como “qual a situação financeira de determinada companhia?”, “qual empresa do setor bancário paga melhores dividendos?” e “quais companhias de tecnologia nunca tiveram prejuízo?”.
Se perguntado se um papel deve ser comprado ou vendido, o Grana IA responde mostrando as indicações das carteiras recomendadas das casas de análise. Além disso, a ferramenta executa funções repetitivas e rotineiras, como monitorar diariamente dados e avisar sempre que alguma informação atender o que foi pedido. O investidor pode pedir, por exemplo, para o produto avisar quando houver recomendação de venda de alguma ação da sua carteira ou se a sua carteira estiver desbalanceada.
A Grana Capital diz que o objetivo do serviço é compilar e avaliar volumes grandes de dados e deixar essas informações mais acessíveis aos acionistas comuns, simplificando a tomada de decisões.
“O volume de informações do mercado financeiro é imenso e a busca, o cruzamento e a análise desses dados demanda conhecimento e tempo. O Grana IA consegue entregar isso de forma interativa e intuitiva, através de uma conversa com uma inteligência artificial que responde de maneira personalizada”, afirma André Kelmanson, presidente da companhia.
A empresa diz que a ferramenta atende as normas regulatórias e que o desenvolvimento e a validação do produto foram compartilhados com a B3, que aportou um dinheiro na empresa recentemente. O valor não foi divulgado. Além disso, acrescenta que……..Por Júlia Lewgoy, Valor Investe . Leia mais em valorinveste.globo 15/10/2023