É irônico que os unicórnios, que deveriam ser bestas míticas extremamente raras, sejam agora tão comuns. Desta vez, porém, são os homônimos do unicórnio ou as startups privadas avaliadas em US $ 1 bilhão ou mais para obter esse rótulo que estão conquistando o interesse dos investidores e da mídia.

A razão é que o número desses chamados unicórnios tem crescido constantemente nos últimos três anos. Havia oito unicórnios cunhados em 2018, nove em 2019 e 11 em 2020. Mas o ano de 2021 viu 42 unicórnios até agora, um salto de quase quatro vezes em relação ao ano passado.

Houve muitas razões para a proliferação de unicórnios nos últimos anos. A última década foi marcada por um jorro de liquidez no sistema bancário global por causa das taxas de juros próximas de zero nos Estados Unidos e em outros mercados europeus. Isso impulsionou o capital global a perseguir taxas de crescimento mais altas em outros mercados, como a Índia.

Crédito da foto: 123RF.com

No entanto, o partido unicórnio pode enfrentar uma retração de capital assim que o Federal Reserve dos EUA aumentar as taxas de juros no próximo ano. A maioria dos membros do Federal Reserve dos EUA espera três aumentos nas taxas de juros em 2022 para combater a inflação, disse um relatório da CNBC em 15 de dezembro. Isso pode conter parcialmente o fluxo de liquidez.

Leia também demais posts relacionados a Unicórnios no Portal Fusões & Aquisições.

A última vez que tal evento ocorreu foi em 2013, quando a rupia indiana se desvalorizou em 15%, contribuindo para a volatilidade geral da economia indiana.

Isso levanta a questão: as decisões do Fed dos EUA no próximo ano impactarão o ecossistema de investimentos na Índia desta vez?

“A confluência de três fatores impulsionou nossa história de crescimento aqui”, disse Sandeep Naik, diretor administrativo e chefe da Índia e Sudeste Asiático da empresa de private equity General Atlantic, que tem unicórnios como Byju’s, Unacademy, Acko e NoBroker em seu Portfólio da Índia.

Naik disse que parte da história de crescimento na Índia se deve ao “muro de liquidez global”, com investidores buscando crescimento. Além disso, algumas incertezas dos investidores na China fizeram com que mais capital fosse desviado para a Índia, impulsionando seus mercados de capitais.

Mas também existem outras razões.

“Passaram-se apenas três a quatro anos desde que o ecossistema digital da Índia decolou, graças a Jio tornar os dados e smartphones baratos e acessíveis a uma população mais ampla”, disse Naik. “Esses consumidores estão fazendo transações digitalmente e as empresas no espaço estão crescendo a uma taxa não linear”, disse ele, acrescentando que tudo isso está acontecendo em um momento em que a Índia está produzindo “empreendedores jovens e confiantes, que estão na casa dos 20 anos e 30 anos, com apetite para correr mais riscos ”.

Além disso, os primeiros investidores viram grandes saídas, ajudando a atrair mais capital de outros investidores para o país.

“Então, sim, como resultado da confluência desses três vetores e o combustível (das saídas), estamos em um ponto de inflexão em que nossa economia digital está decolando. De fato, um desses vetores vai se enfraquecer no curto prazo, que é a liquidez global ”, disse Naik.

Embora possa haver um pequeno recuo de capital globalmente, ele seria relativamente menor na Índia, já que o restante dos vetores ainda está impulsionando, argumentou Naik.

“Haverá uma correção? sim. (Mas) isso vai acontecer em nove meses? 12 meses? 18 meses? Nós não sabemos. Isso afetará as empresas de tecnologia em todo o mundo? Absolutamente. Isso afetará as empresas de tecnologia na Índia? sim. O impacto será significativamente menor na Índia? Com certeza também ”, acrescentou.

“Mesmo que a liquidez global diminua, o dinheiro que essas empresas levantaram em seus balanços é real, o que as ajudará a dimensionar suas empresas e criar valor para os acionistas nos próximos anos”, disse Naik.

O dinheiro arrecadado pelos 42 unicórnios este ano não é uma quantia escassa. Eles levantaram cumulativamente mais de US $ 12,7 bilhões em capital novo de empresas de private equity (PE) e venture capital (VC), de acordo com dados compilados pela VCCEdge, a plataforma de dados e pesquisa da VCCircle .

Além disso, o capital total levantado por startups este ano, incluindo aquelas que viraram unicórnios, é estimado em mais de US $ 40 bilhões….. Leia mais em VCCircle 27/12/2021