O Insider Gaming revelou nesta semana que a NetEase pagou pouco cerca de 100 milhões de euros para conseguir concluir a aquisição de Quantic Dream. O valor investido no estúdio responsável pelo desenvolvimento de Detroit: Become Human corresponde a cerca de R$ 550 milhões de acordo com a cotação atual. O negócio foi concluído no ano passado, conforme noticiado pelo Adrenaline.

Esse valor teria sido facilmente calculado e chegaria bem próximo da realidade em decorrência da lei PACTE, aprovada em 2019 pelo Parlamento francês e que prevê a distribuição de ações da empresa aos funcionários. Desta maneira, ela tem como objetivo promover uma melhor distribuição do valor gerado pelas companhias entre seus empregados.

“Várias fontes, que divulgaram em privado o valor do pagamento que receberam na sequência da aquisição integral (que se situou entre 50.000 – 100.000 euros) calcularam, com base na sua própria percentagem, que a empresa vendeu pela marca dos 100 milhões de euros”, destacou o Insider Gaming ao revelar o valor da transação.

Contudo, estas não foram as únicas informações publicadas pelo porta. Isso porque fontes ligadas à negociação informaram que David Cage, fundador e CEO da Quantic Dream, detinha 51% das ações da empresa juntamente com membros de sua família. Considerando essa participação acionária, é provável que Cage tenha recebido cerca de 50 milhões de euros pelo negócio com a NetEase.

Quantic Dream quer manter independência
Apesar de ter sido adquirida integralmente pela NetEase, a Quantic Dream disse na época que manteria a independência em termos de linha editorial, direção artística e gerenciamento interno, segundo declaração da empresa. “Nossos times, que estão envolvidos nessa operação e que se beneficiarão financeiramente, serão preservados e continuarão a crescer e se fortalecer”, afirmou um porta-voz da companhia.

Fundado em 1997, o estúdio estabeleceu seu nome com projetos como Omikron: The Nomad Soul e Fahrenheit. Seu período de maior sucesso começou na década de 2010, quando ele estabeleceu uma parceria duradoura com a Sony que resultou em Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human. Atualmente a companhia se dedica a vários projetos, incluindo o misterioso Star Wars Eclipse, cujos /detalhes devem ser revelados em um futuro próximo… saiba mais em Adrenaline 17/02/2023