Em março deste ano, a Arquivei, startup de gestão de documentos fiscais, comprou a rival ConexãoNF-e. Com a transação, a empresa deu o pontapé em sua estratégia de crescimento inorgânico, que havia sido um dos motes do aporte de R$ 260 milhões, liderado pela Riverwood Capital, no fim de 2021.

Se essa estreia levou um longo período para acontecer, seus próximos passos estão sendo dados apenas três meses depois desse primeiro movimento. Em informação antecipada ao NeoFeed, a companhia está “catalogando” dois novos M&As em seu portfólio.

Na manhã desta terça-feira, 13 de junho, a Arquivei anuncia acordos envolvendo propriedades intelectuais de softwares das empresas ExSS IT e Sevenfy, ambas de São Paulo. Os valores das transações não foram revelados.

“Uma das nossas teses é comprar receita e consolidar o mercado, e esse foi o foco da primeira aquisição”, diz Christian de Cico, cofundador e co-CEO da Arquivei, ao NeoFeed. “A segunda é reforçar o nosso portfólio, o que se encaixa nessas duas novas transações.”

Arquivei "cataloga" dois M&As (e encorpa portfólio)
Freepik

Diferentemente da aquisição da Sevenfy, o acordo da ExSS IT também incluiu uma pequena parcela de troca de ações. Nesses termos, os três sócios da empresa – Alessandra Marcio, Fábio Moraes e Luciano Felletti – estão sendo incorporados à operação.
No mercado há mais de 15 anos, a ExSS IT já era a parceira de longa data em projetos que envolviam a integração da plataforma da Arquivei com sistemas de gestão (ERP) da SAP, companhia alemã com maior escala entre clientes de grande porte, o que reforça a presença da empresa nesse espaço.

“Nós ficávamos na dependência das prioridades da ExSS IT. Agora, a cabeça deles vai estar full time na Arquivei”, observa de Cico. “Os projetos com SAP envolvem mais de 90% da nossa operação e havia uma pressão dos clientes para que tivéssemos essa integração dentro de casa.”

No que diz respeito à Sevenfy, empresa do grupo Hesselbach Company e de quem a Arquivei já era cliente desde 2021, o acordo compreendeu o Sevencap, sistema que captura notas fiscais de serviço eletrônicas a partir da conexão direta com prefeituras de mais de duas mil cidades do País.

“A nota fiscal de serviços é um grande calcanhar de Aquiles, pois cada prefeitura pode ter o seu sistema”, diz de Cico. Ele ressalta que, além de acelerar esse processo, o Sevencap tem menor custo comparado à tecnologia de OCR – leitura de caracteres ópticos -, que ainda domina esse mercado…. leia mais em NeoFeed 13/06/2023