Em 18 de dezembro, o grupo japonês Asics anunciou a venda da sua marca sueca de outdoor Haglöfs ao fundo de Hong Kong LionRock Capital. Porquê? Porque o seu objetivo não é explorar o segmento dos esportes ao ar livre. “Um dos principais objetivos do plano do grupo a médio prazo para 2023 é ‘tornar-se a marca líder de corrida e corrida de desempenho’.”

As caminhadas na montanhas, por mais esportivas que sejam, não eram a prioridade do grupo japonês. Algo surpreendente para uma marca cuja sede e operações estão localizadas em Bromma, nos arredores da capital sueca.

Nos últimos anos, o grupo Asics (que também é proprietário da Onitsuka Tiger, batizada em honra do seu fundador Onitsuka Kihachiro) tem, pelo contrário, dedicado a sua capacidade de investimento a empresas que organizam eventos de running e a players digitais ou físicos que operam neste setor. Também passou a investir um pouco mais na promoção e desenvolvimento das suas linhas lifestyle.

Asics vende Haglöfs à proprietária da Clarks

Assim, a Haglöfs tem operado com relativa autonomia há vários anos. A marca, fundada em 1914 por Wiktor Haglöf, certamente não beneficiou plenamente da popularidade das atividades ao ar livre nos últimos anos e do desenvolvimento do mercado outdoor. Um potencial que o seu novo proprietário poderá querer desenvolver. O grupo de investimentos de Hong Kong, através do seu fundo LionRock Capital Aspire Limited, adquire 100% das ações da marca por um valor não revelado.

Daniel Tseung, dirigente do fundo, que também comprou a Clarks em 2021, disse: “A Haglöfs enquadra-se perfeitamente no nosso portfólio e reflete o nosso desejo de adquirir marcas de património reconhecidas que ofereçam os melhores produtos na sua categoria. Estamos muito satisfeitos por embarcar numa nova aventura com a empresa, a fim de acelerar o seu crescimento no mercado europeu e além.

A marca, que propõe têxteis e também equipamento outdoor, poderá assim ver a sua atividade, que pesava cerca de 80 milhões de euros antes da crise da Covid-19, desenvolver-se para além dos 28 mercados onde atua no momento. No ano passado, inaugurou um novo centro logístico de 18 mil metros quadrados. Fredrik Ohlsson, CEO de Haglofs, disse: “A Asics tem sido um parceiro solidário e ativamente envolvido, fornecendo uma assistência inestimável ao longo da nossa jornada partilhada. Estamos muito satisfeitos por iniciar um novo capítulo com a LionRock como acionista e estamos ansiosos por fazer parte da família LionRock.”… leia mais em Fashion Network 20/12/2023