Através de um anúncio conjunto entre ACTIS e GIP, foi anunciada a aquisição da empresa Atlas Renewable Energy pela Global Infrastructure Partners. Sem dúvida, uma ótima notícia para a empresa e também para o Chile, país em que a GIP tem especial interesse, considerando seu grande potencial em energias renováveis.

A Atlas Renewable Energy é uma empresa 100% renovável, que foi fundada em 2017 graças ao apoio da ACTIS, que assumiu um compromisso que lhes permitiu propor um plano de negócios que conseguiu duplicar nos cinco anos em que esteve à frente. Graças ao impulso da ACTIS, a Atlas é a segunda maior desenvolvedora independente de energia renovável da América Latina, com 14 ativos solares -totalmente contratados- que produzem 2,3 GW de capacidade instalada no Brasil, Chile, México e Uruguai. A partir de um portfólio de desenvolvimento inicial, a Atlas aumentou sua capacidade instalada em cinco vezes em um período de 4 a 5 anos.

Para Alfredo Solar, gerente geral da Atlas Renewable Energy no Chile, esta transação é uma ótima notícia. “O período ACTIS foi muito bem sucedido e conseguiu posicionar a Atlas como uma das empresas líderes em energia renovável na América Latina. A chegada do GIP representa uma nova energia, uma possibilidade de crescer e mudar de escala e poder continuar expandindo nosso portfólio de projetos em desenvolvimento para poder enfrentar melhor as oportunidades comerciais. Esta compra também implicará aumentar nossa capacidade instalada no Chile em pelo menos 1 GW”.

Imagem: Atlas Renewable Energy

“A GIP é uma empresa de private equity ainda maior que a ACTIS e eles olharam para a Atlas porque buscavam uma plataforma que operasse em toda a América Latina, em vários países, e que tivesse grande potencial de crescimento”, acrescentou o executivo.

Este novo período para a Atlas implica um novo plano de negócios muito mais ambicioso, procurando também diversificar o seu portefólio de renováveis para novas tecnologias, não só solar, mas também eólica e de armazenamento. Uma grande oportunidade para uma empresa que já havia iniciado sua expansão tecnológica após o PPA assinado em abril de 2022 com a Enel, com um investimento de cerca de US$ 500 milhões para o desenvolvimento do Portfólio ALPACA, o primeiro parque eólico da Atlas e que está sendo desenvolvido em a zona sul do Chile (nas regiões de Maule, La Araucanía e Los Lagos), que acrescentará mais 417MW de energia limpa ao Chile.

O foco da empresa tem sido oferecer soluções de energia centradas no cliente, com o objetivo de fornecer energia verde com custo competitivo por meio de soluções inovadoras e sob medida. Paralelamente, a Atlas contribui para a transição energética, aproveitando os abundantes recursos renováveis da região, o que a deixa em excelente posição para contribuir para o crescimento desta indústria através da sua oferta diferenciada, presença regional dimensionada e fortes relações existentes. clientes da região.

São precisamente estes atributos da empresa, proporcionando segurança e confiança aos seus investidores, através do cumprimento de todos os compromissos assumidos no desenvolvimento, construção e operação dos seus empreendimentos, que finalmente alcança resultados como estes. “A Atlas provou que pode crescer, que pode gerir em diferentes mercados, com diferentes tipos de clientes e que é capaz de desenvolver projetos, contratá-los, financiá-los, construí-los e operá-los. Esse histórico é tremendamente valioso para os investidores”, conclui Solar.

Desta forma, inicia-se uma nova etapa para a Atlas Renewable Energy, consolidando o trabalho realizado na primeira etapa com a ACTIS, agora numa plataforma maior, mas mantendo todos os seus ativos e contratos operacionais… saiba mais em bnamericas 07/11/2022