Apesar do cenário macroeconômico desafiador, os investimentos no setor de tecnologia espacial mostraram sinais de recuperação em 2023, segundo análise do portal TechCrunch. O site, especializado na indústria de tecnologia, estima que aproximadamente US$ 4,8 bilhões foram aplicados no segmento espacial até o terceiro trimestre — portanto, o número ainda deve variar.

Em 2023, as principais notícias do setor cobriram eventos históricos da indústria espacial, como o pouso lunar Chandrayaan-3 da Índia e os avanços da nave estelar da SpaceX. Países de todo o mundo percebem que agora é o momento em que o futuro da economia espacial será decidido, e querem garantir seu lugar.

O progresso testemunhado em 2023 lançou as bases para alguns acontecimentos que podem ser esperados para o próximo ano. O TechCrunch listou os principais. Confira.

Aumento de aquisições exploração lunar e SpaceX nos holofotes

Governos globais devem reforçar sua autonomia espacial

O agravamento do ambiente geopolítico turbinou o desejo de governos em todo o mundo de desenvolverem capacidades espaciais próprias e independentes. Os esforços das nações para estabelecer uma posição de domínio também poderão fazer com que as tensões geopolíticas se estendam para a órbita espacial.

“Prevemos que este impulso para uma soberania espacial cada vez maior — seja no envio de astronautas ao espaço, na aquisição de satélites ou na promoção de lançamento nacionais — será uma das tendências definidoras de 2024”, afirma o portal.

Maior consolidação de fusões e aquisições (M&A) e IPOs paralisados

Antecipando uma atividade robusta em fusões e aquisições (M&A) ao longo de 2024, o TechCrunch prevê uma continuação dos movimentos estratégicos de empresas estabelecidas.

“Embora se preveja um certo grau de sentimento positivo para retornar aos mercados públicos, não prevemos condições favoráveis ​​para as empresas espaciais que buscam abrir o capital, exceto o potencial IPO da Starlink”, acrescenta o portal.

Sentimento do mercado vinculado aos marcos da SpaceX

O desempenho da SpaceX funcionará como um termômetro para todo o cenário de investimento espacial no próximo ano. “Os holofotes brilharão particularmente no tão aguardado lançamento da Starship, com seu sucesso sendo um potencial catalisador para elevar o otimismo dos investidores a novos patamares”, afirma o portal. A SpaceX desempenhará um papel importante na definição da trajetória do entusiasmo ou cautela dos investidores na indústria espacial em constante evolução…. leia mais em Época Negócios 19/12/2023